IFPR transmite lançamento nacional da Bolsa-Formação Seguro-Desemprego – Instituto Federal do Paraná

IFPR transmite lançamento nacional da Bolsa-Formação Seguro-Desemprego

O Câmpus de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (IFPR-EAD) em parceria com os Ministérios do Trabalho e Educação e com o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), transmitiu via satélite e web na quinta-feira (24 de maio), para todo o Brasil, o lançamento em âmbito nacional de uma das modalidades do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Bolsa-Formação Seguro-Desemprego. Esta modalidade irá ofertar capacitação profissional para trabalhadores que tenham recorrido ao benefício do seguro-desemprego pelo menos três vezes, num período de 10 anos.

O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores. O pró-reitor de Ensino do IFPR, professor Ezequiel Westphal, representando o reitor Irineu Mario Colombo, destacou a responsabilidade do Instituto para a realização deste trabalho. “O IFPR vai continuar se empenhando cada vez mais para implantação deste programa que é muito importante para a política social levada adiante pelo governo”, explica.

Participaram também por links ao vivo de Brasília, o Secretário Nacional de Políticas Públicas de Emprego e Salário, do Ministério do Trabalho e Emprego, Rodolfo Torelly e o coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e professor do Instituto Federal Fluminense, Marcelo Feres. “Este programa veio para ajudar trabalhadores a se capacitar e retornar ao mercado de trabalho podendo oferecer mais ao empregador, desta forma o Brasil se beneficia”, disse Feres.

Para Luiz Cláudio Romanelli, Secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná e presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho, este foi um dia histórico, pois a realidade dos trabalhadores vai melhorar. “Nós vamos aproveitar cada vez mais os recursos tecnológicos que o Campus EAD nos oferta para fazer valer o interesse público, enfrentaremos a falta de qualificação profissional dos trabalhadores e promover mudanças neste quadro”, explicou.

Também estiveram presentes Neivo Beraldin, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego;  Marcio Borges, Coordenador Nacional do Seguro Desemprego;  Nilva Schroeder, Coordenadora Nacional do Pronatec/MEC, José Maurino de Oliveira, Diretor do Departamento de Gestão do Sistema público de Trabalho, Emprego e Renda e o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Silvestre Labiak Junior.