IFPR vai oferecer 256 bolsas de iniciação à docência por meio do PIBID em 2014 – Instituto Federal do Paraná

PIBID

IFPR vai oferecer 256 bolsas de iniciação à docência por meio do PIBID em 2014

Na tarde desta segunda-feira (10), o reitor Irineu Mario Colombo, esteve reunido com a professora Lucia Buher, coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no IFPR. A pauta do encontro foi a aprovação parcial da proposta enviada pela instituição em resposta ao Edital nº 061/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que resultará no financiamento de 256 bolsas de inciação à docência, 44 bolsas de supervisão e 20 bolsas de coordenação de área, além do custeio de despesas, que garantem a manutenção do PIBID no IFPR em 2014. O total a ser repassado pela CAPES ao IFPR soma R$ 2.208.570 e vai beneficiar estudantes de nove cursos de Licenciatura dos Câmpus de Palmas e Paranaguá.

No IFPR, o programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, através da Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação e Coordenação de Curso Superior, e pelos Câmpus de Palmas e Paranaguá, por meio dos cursos de Licenciatura. Tem como objetivo estimular o contato do estudante de licenciatura com a prática docente ainda durante a graduação, promovendo a inserção do licenciando na realidade educacional de cada município. Lançado no IFPR em setembro de 2012, ofertou, no primeiro ano de execução, 89 bolsas mensais de iniciação à docência, destinadas aos estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400, e bolsas mensais de professor supervisor – destinadas aos professores de Educação Básica das escolas vinculadas ao projeto que atuam como supervisores das atividades desenvolvidas pelos estudantes do IFPR – no valor de R$ 765 mensais. “O PIBID colabora para a redução da evasão escolar nos cursos de Licenciatura, aproxima o IFPR da comunidade escolar externa e contribui para a atualização dos professores da rede municipal e estadual que atuam como supervisores dos nossos licenciandos. É um programa que une essas três esferas, promovendo a formação de professores e a educação em geral por meio do financiamento”, avalia a coordenadora institucional, professora Lucia Buher.

Em 2014, as 256 bolsas de iniciação à docência do PIBID vão beneficiar estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Plásticas e Visuais, Biologia, Educação Física, Letras/Inglês, Letras/Português, Pedagogia e Química do Câmpus Palmas e dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Física do Câmpus Paranaguá. Outras 44 bolsas serão destinadas aos docentes supervisores desses estudantes nas escolas de Educação Básica municipais e estaduais. Também está prevista a oferta de até 20 bolsas no valor de R$ 1400 aos coordenadores de área – professores do IFPR responsáveis pela coordenação dos projetos dentro da instituição.

O lançamento oficial do PIBID 2014 será realizado no dia 12 de março de 2014, no Câmpus Paranaguá. O edital contendo as regras para a seleção de estudantes e supervisores será lançado nas próximas semanas.

O que é o PIBID?

Mantido pela CAPES, o PIBID é uma iniciativa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Esses projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O programa tem como objetivos contribuir com a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e simultaneamente, incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. A ideia consiste em inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, trazendo para sua formação acadêmica experiências metodológicas e tecnológicas, aliando a teoria de sala de aula com o cotidiano da prática docente.

Outras informações

Acesse o site do PIBID para ler na íntegra dos editais e os subprojetos apresentados, conhecer as escolas participantes e a equipe de servidores envolvidos no programa.