III Encontro de Setores Sistêmicos de Assistência Estudantil da Região Sul é sediado em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Campus Curitiba

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (10) abertura do III Encontro de Setores Sistêmicos de Assistência Estudantil da Região Sul. A terceira edição do evento é sediada IFPR, em Curitiba. Delegações dos Institutos Federais Catarinense (IFC), de Santa Catarina (IFSC), Sul-Riograndense (IFSUL), Farroupilha (IFF), do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Tecnológica Federal do Paranbá (UTFPR) participam do evento que tem como objetivo promover e enriquecer o debate sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil. É também um espaço para que as instituições participantes possam expôr as ações de assistência estudantil de sucesso implementadas nos últimos anos, bem como as dificuldades que ainda devem ser superadas.

A abertura do evento aconteceu às 14h desta segunda-feira, no auditório da unidade João Negraõ do Câmpus Curitiba e iniciou com apresentações artíticas da estudante Amanda Sartori, que interpretou as canções Epitáfio (Titãs), Fix You (Cold Play) e Segundo Sol (Cássia Eller). O Trio de Cordas do IFPR, formado pelos professores Berenice Romanelli, Sandro Romanelli e Luis Bourscheid também participou da abertura, executando as obras Cajuína (Caetano Veloso) e o tango Por una cabeza (Carlos Gardel). Logo após, a mesa de abertura do evento foi constituída pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPR, professor Ezequiel Westphal, pelo Diretor de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, professor Izaias Costa Filho e pela Coordenadora de Assuntos Estudantis, professora Evelise Dias Antunes.

Em sua fala, a coordenadora afirmou que discutir a Política Nacional de Assistência Estudantil e implementá-la cumpre com uma das missões dos Institutos Federais, que é garantir o amplo acesso à educação técnica e profissionalizante, a permanência e o êxito do estudante na conclusão de um curso. “Somente com uma política de Assistência Estudantil bem estruturada poderemos promover o êxito desses estudantes”, concluiu. Ela também destacou que eventos como o Encontro de Setores Sistêmicos são importantes, já que permitem a troca de informações e a construção coletiva do debate sobre o tema. Já, o Pró-Reitor de Ensino, professor Ezequiel Westphal, apresentou o IFPR aos participantes, destacando algumas das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas pela instituição. “Desde 2011, 70% das vagas ofertadas pelo IFPR são destinadas às vagas de inclusão socioeducacional”, frisou.

Logo após a abertura, teve início a mesa-redonda “As configurações da Assistência Estudantil na SETEC”. Participaram da mesa o Reitor do IFSUL, professor Antônio Carlos Barum Brod, a professora Evelise Dias Antunes e o professor Izaias da Costa Filho.

Fotografias da abertura do evento estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

A programação completa está disponível na página do evento.