Informática e Jogos Digitais são campeões na procura – Instituto Federal do Paraná

Tecnologia da Informação

Informática e Jogos Digitais são campeões na procura

No último Processo Seletivo realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática e o de Jogos Digirais foram os que tiveram a relação candidato/vaga mais disputada. Informática teve 20 candidatos por vaga e Jogos Digitais 12 para um. Para os alunos, o gosto pela área e a possibilidade de empregos muito bem remunerados explicam a forte demanda. Durante a 2ª Mostra, os dois cursos estão sendo apresentados no próprio laboratório em que as aulas são realizadas

Os estudantes de Jogos Digitais, Rafael Bueno, Guilherme Augusto e Gabriel Silva explicam que a área carece de profissionais qualificados no Brasil. “Uma pessoa bem preparada pode ganhar de sete a 10 mil reais  por mês”, comenta Gabriel. Para eles, além do salário, as oportunidades profissionais  fora do Brasil são muito atraentes, no entanto, para chegar lá é preciso “ralar” muito. “Por ser um curso integrado ao Ensino Médio temos que nos esforçar para conciliar as disciplinas tradicionais com as técnicas, temos aula todas as tarde e também no contraturno”, conta.

O aluno do 1º ano do curso técnico em Jogos Digitais, Francisco Zanon, 14 anos, conta que o curso exige muita dedicação, especialmente na área de programação. “Fazer jogos não tem nada a ver com jogar, o candidato precisa ter essa diferença de forma clara para não se frustar depois”, diz. Assim como os seus colegas, Zanon tem projetos ambiciosos. “Entrei para o curso com a expectativa de conseguir um bom emprego nessa área, assim que concluir vou procurar oportunidades do Brasil e no exterior”, declara.