Instituto Federal forma dois mil alunos no Curso Técnico em Gestão Pública – Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal forma dois mil alunos no Curso Técnico em Gestão Pública

O Instituto Federal do Paraná conferiu o grau de técnico em Gestão Pública – na modalidade a distância – para cerca de dois mil servidores públicos da rede estadual e municipal. Os formados fazem parte de um programa de qualificação de servidores realizado através de uma parceria entre o governo do estado e o Instituto Federal, quando ainda era Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A solenidade de formatura aconteceu ontem,  dia 23, às 20 horas no estúdio de TV, localizado no Campus Curitiba – Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas. Os dois mil alunos acompanharam a cerimônia de formatura pelas tele-salas montadas nas 86 cidades em que o curso aconteceu. Além disso, 200 formandos das tele-salas do Jardim das Américas, Rebouças, Pontal do Paraná e Matinhos assistiram  a formatura diretamente do pátio do Campus Curitiba.

O ato contou com a presença dos secretários do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e da Administração e Previdência, Maria Martha Lunardon, do reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, do chefe de gabinete do governador Roberto Requião, Carlos Augusto Moreira Junior, do diretor do campus de Curitiba do IFPR, Luis Gonzaga Alves de Araújo, do diretor-geral da Sedu, Wilson Bley Lipski, e do coordenador-geral de Educação a Distância do IFPR, José Carlos Ciccarino. O paraninfo dos formandos foi o professor Ciro Bächtold.

O Curso

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação a Distância, professora Mércia Freire, o curso – que tem duração de dois anos, com carga horária total de 960 horas sendo que 480 são feitas presenciais – foi criado em virtude da constatação da falta de conhecimentos específicos na área de gestão pública. O coordenador do curso, professor Ciro Bachtold, explica que os alunos são orientados por dois tutores, um presencial que fica na tele-sala, e outro a distância, que fica no estúdio em Curitiba. Além disso, os estudantes têm a sua disposição um telefone com discagem gratuita via 0800 para tirar dúvidas, fóruns de discussão pela internet, entre outros.

O sucesso do curso e o retorno pela qualidade do conteúdo proporcionaram a criação de um curso tecnológico, ou seja, de nível superior. “Essa demanda já existia, pois sabemos que 55 mil servidores do estado não possuem nível superior. Além disso,  os dois mil alunos do curso técnico que quiserem cursar o Tecnólogo em Gestão Pública poderão fazer equivalência de nove disciplinas, o que reduz quase um ano do curso”, afirma Mércia Freire.

Educação a Distância

A Educação a distância do Instituto Federal do Paraná funciona com um sistema via satélite com grande alcance para os pólos de aprendizagem. O estúdio fica localizado no campus Curitiba de onde parte o sinal para os 18.571 alunos matriculados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Instituto Federal do Paraná mantém 320 tele-salas (sendo 200 no Paraná e 120 fora do estado) de onde os alunos recebem aulas em tempo real. As dúvidas dos estudantes matriculados podem ser esclarecidas por um telefone sem fio, durante ou após a aula, por uma linha direta gratuita e pela internet.

Segundo José Carlos Ciccarino o sistema funciona há quatro anos e serviu de modelo para o MEC implantar o projeto da escola técnica aberta do Brasil (e-Tec), a partir do fim do ano passado. São 11 cursos técnicos e superiores em tecnologia oferecidos pelo Instituto, onde o mais recente é o de Tecnologia em Gestão Pública.

De acordo com dados do Ministério da Educação, em quatro anos o número de estudantes da educação a distância passou de 49 mil para 207 mil no Brasil. O crescimento é impulsionado pelo surgimento de novidades tecnológicas e pelo diploma ter a mesma validade de cursos presenciais.