Instituto, Ministério do Meio Ambiente e Incra assinam protocolo de intenções – Instituto Federal do Paraná

Instituto, Ministério do Meio Ambiente e Incra assinam protocolo de intenções

Na manhã da última quarta-feira, 25, o IFPR, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)  assinaram em Quedas do Iguaçu, Paraná, um protocolo de intenções  para recuperação ambiental das áreas de preservação permanente  e reserva legal em 49 projetos de assentamentos do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, região Sudeste do Estado.

No ato, o diretor do Campus Foz do Iguaçu, professor Irineu Colombo, representou o reitor em exercício do IFPR, Gilson Moraes. Além de Colombo assinaram o protocolo o Ministro Carlos Minc, e a Superintendente do Incra, Claudia Sonda.
O ministro Carlos Minc visitou as áreas onde a Polícia Federal realizou no dia 24 a Operação Tolerância Zero, que prendeu 15 pessoas e fechou 35 madeireiras por extração e comercialização ilegal de madeira em 11 municípios localizados nas regiões centro-oeste, sudoeste e oeste do Paraná.

“Uma quadrilha de criminosos se apoderou do assentamento para roubar madeiras e cooptar agricultores. O assentado é um aliado na proteção do meio ambiente, pois a relação que ele tem com a terra é de respeito”, disse Minc.

De acordo com o diretor do Campus do Instituto de Foz do Iguaçu, Irineu  Colombo, a existência do IFPR se justifica pela sua missão técnica de ensinar focando o desenvolvimento sustentável junto aos movimentos sociais. “O protocolo assinado ontem, tem o objetivo de implementar cursos de capacitação para os assentados visando a recuperação ambiental nos projetos de assentamento da região, em especial no projeto de assentamento Celso Furtado, que terão o Instituto como aliado nessa nova forma de agir e pensar com relação ao meio ambiente”.

Colaborou: Olívia Regina Scimeoni.