Institutos federais da Região Sul discutem Assistência Estudantil – Instituto Federal do Paraná

Institutos federais da Região Sul discutem Assistência Estudantil

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) promove em Curitiba, de 10 a 11 de dezembro, o III Encontro de Setores Sistêmicos de Assistência Estudantil da Região Sul. Dando continuidade aos encontros realizados anteriormente, no Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o evento discutirá a Política Nacional de Assistência Estudantil, com ênfase em temas de interesse das instituições participantes.

O objetivo é enriquecer o debate e democratizar informações, publicizando as ações desenvolvidas nos IFs da Região Sul.

Além das três instituições já mencionadas, participam do encontro mais de 60 representantes do Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal Farroupilha (IFF); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“Essas pessoas são pró-reitores de Ensino, diretores de Assistência Estudantil, coordenadores de Assistência Estudantil dos Câmpus e o debate entre todos poderá contribuir para a nossa visão referente a diversos assuntos relacionados ao tema”, explica o diretor de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, Izaias Costa Filho.

Assistência Estudantil no IFPR
Um dos principais objetivos da Assistência Estudantil é oferecer subsídios aos estudantes para reduzir os índices de evasão escolar. Para cumprir este objetivo, o IFPR desenvolve diversas ações. Uma delas é o Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS), que atualmente atende 747 alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “No programa, eles recebem uma bolsa de R$ 350, que tem o objetivo de propiciar a permanência deles no curso”, comenta o professor Izaias Costa Filho.

Confira a programação.

Acesse a página do encontro.