Integração entre ações de EJA e cursos FIC é tema de formação em Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

Integração entre ações de EJA e cursos FIC é tema de formação em Paranaguá

Quatro servidores do Campus Paranaguá ministram curso de formação continuada para docentes e técnicos que trata do tema “Integração Curricular da Educação Profissional à modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Porto Seguro”, promovido em parceria com a instituição estadual de ensino. A atividade de formação, desenvolvida e coordenada pelo professor Roberto Martins de Souza, teve início no dia 06 de abril e conta com a participação de 23 professores ligados ao colégio – vizinho à unidade do IFPR em Paranaguá.

O Curso de Formação Continuada terá carga horária total de 40 horas e será oferecido em 10 etapas presenciais. A ação busca aproximar os docentes e técnicos das duas instituições de ensino e promover a discussão sobre a articulação dos currículos da formação profissional, da formação geral e da cultura popular, este último oriundo das experiências sociais dos estudantes das modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional.

“O objetivo do Instituto é estimular a interlocução entre os currículos, já que os estudantes atendidos pelos cursos de Educação de Jovens e Adultos oferecidos pelo Colégio Porto Seguro são também nossos alunos nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Cursos FIC do IFPR, Rosane Teixeira.

“Nessa perspectiva, nos cursos FIC de Eletricista Predial e Economia Solidária, buscaremos aproximar as realidades da educação e do trabalho, ao propor a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos, científicos e tecnológicos, do conceito de trabalho como princípio educativo e da cultura técnica articulada à cultura geral”, complementa a coordenadora.

Em 2016, os campi de Paranaguá e Colombo oferecem cursos FIC voltados ao público atendido pelo Proeja. A intenção é a de que essas ações se estendam a outras unidades.

Ações ligadas ao Proeja ganham fôlego no IFPR

De acordo com Rosane, as ações ligadas ao Proeja são uma das prioridades do Ministério da Educação e ganham fôlego no IFPR. Atualmente, uma comissão multidisciplinar formada por servidores da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e dos campi trabalha para definir as diretrizes para execução do programa federal no IFPR.

Mais informações

Mais informações sobre as ações do Proeja podem ser encontradas na página https://portal.mec.gov.br/proeja.