Mês da luta pelos direitos das pessoas com deficiência e da visibilidade para a Libras e cultura surda – Campus Irati

Notícias

Mês da luta pelos direitos das pessoas com deficiência e da visibilidade para a Libras e cultura surda

Publicado em

Copiado!

O mês de setembro tem um significado especial para as pessoas com deficiência, entre elas, a comunidade surda, sendo um mês marcado por datas importantes que celebram suas conquistas e direitos. Entre elas, destacam-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais, no dia 23 de setembro e o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro.Essas celebrações são fruto de muitas lutas pela inclusão e pela promoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida legalmente como uma língua oficial do Brasil. A difusão de Libras tem sido um dos pilares na busca pela igualdade de direitos e pela acessibilidade para as pessoas surdas.

No IFPR campus Irati, diversas atividades são realizadas ao longo do ano com o objetivo de promover a inclusão e conscientização sobre a importância da Libras. Um dos principais exemplos é o projeto “Comunicar Sem Barreiras”, um curso de Libras voltado para os servidores da prefeitura de Irati, capacitando-os para atender cidadãos surdos com mais eficiência. Além disso, o Curso de Libras Básico, oferecido por meio do Programa Mulheres Mil, tem como foco a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social e o empoderamento por meio do aprendizado da Libras.

Neste mês de setembro, as atividades foram intensificadas para celebrar a importância da comunidade surda. Como parte das ações, os servidores da prefeitura, que participam do curso desde março deste ano, gravaram um material de apoio que poderá ser utilizado em diversos setores da administração pública no atendimento a cidadãos surdos. Este material será disponibilizado digitalmente para todos os servidores, garantindo que o atendimento seja cada vez mais inclusivo e acessível.

Descrição de imagem 1: É um conjunto de quatro fotos, referentes ao projeto "Comunicar sem barreiras". Em uma parede branca, em cada uma delas um servidor da prefeitura aparece em pé e em evidência, sinalizando em Libras, há frente deles há uma estrutura de gravação e atrás da estrutura a professora  Sarah Tamara Corrêa que parece auxilia na sinalização.  Fim da descrição.

Descrição de imagem 1: É um conjunto de quatro fotos, referentes ao projeto “Comunicar sem barreiras”. Em uma parede branca, em cada uma delas um servidor da prefeitura aparece em pé e em evidência, sinalizando em Libras, há frente deles há uma estrutura de gravação e atrás da estrutura a professora  Sarah Tamara Corrêa que parece auxilia na sinalização.  Fim da descrição.

Descrição da imagem 2: Referente ao curso de Libras básico, oferecido pelo programa “Mulheres Mil”. Aparecem 23 mulheres, em ambiente aberto, com árvores ao fundo, elas estão em pé, dispostas lado a lado, formando dois grupos em níveis diferentes, elas estão com bolsas pretas com a logo do IFPR – campus Irati e os braços levantados. Fim da descrição.

Outro destaque foi a realização do Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão (SIPEX), onde foi oferecido o minicurso “Explorando a Libras: Cultura, Comunicação e Legitimidade”, ministrado pelo estudante surdo do campus, Luan Vitor de Paula. O minicurso abordou a importância da Libras na comunicação e na cultura surda, reforçando a legitimidade dessa língua na sociedade.

Descrição da imagem: em uma sala de aula, a frente do quadro aparece o estudante Luan, sinalizando em Libras, ministrando o minicurso, a sua frente um semicírculo de aproximadamente 10 alunos, eles também sinalizam. Fim da descrição.

Ainda como parte do SIPEX, uma Gincana Intelectual foi realizada, e uma das provas, intitulada “Libras nas Mãos ou Torta na Cara”, foi conduzida pelo estudante Luan. A dinâmica consistia em responder perguntas relacionadas à Libras, trazendo uma abordagem divertida e interativa para o aprendizado da Língua de Sinais.

Descrição da imagem: é um conjunto de duas fotos, no pátio do IFPR – campus Irati, a primeira mostra o estudante Luan, ele aparece com a camiseta do Instituto e sinaliza em Libras, ao fundo um grupo de estudantes. Na segunda foto aparecem dois estudantes, um de frente para o outro, a menina está com um prato plástico na mão e o braço estendido na direção do colega, que aparece com o rosto sujo de chantili, os dois sorriem. Fim da descrição. 

Além disso, a CNAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) lançou uma conta no Instagram (cnapne.ifpr.irati), em que são veiculadas informações sobre o trabalho realizado e as ações voltadas à disseminação de práticas inclusivas e anti-capacitistas. Durante este mês, foram gravados e postados diversos vídeos ensinando sinais em Libras e compartilhando informações sobre o Dia do Surdo, ampliando o alcance e o conhecimento da comunidade em torno da importância da Libras e de práticas inclusivas com todo público da educação especial.

Descrição da imagem: aparece o QrCode para acesso ao instagram da Cnapne, que é @cnapne.ifpr.irati. Fim da descrição.

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CNAPNE) do IFPR Campus Irati segue comprometido com a inclusão, realizando ações e projetos que promovem a acessibilidade e o respeito à diversidade. As atividades desenvolvidas ao longo de setembro, assim como os projetos contínuos, demonstram o compromisso da instituição com a criação de um ambiente inclusivo, garantindo que as pessoas surdas possam exercer seus direitos de forma plena.

Topo