Aluna e professora do Campus Irati são selecionadas pelo IFPR para participarem de evento na França – Campus Irati

A aluna Liriane Maria Fernandes dos Santos, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e a professora Ana Cláudia Radis irão participar do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, que acontecerá na França, em outubro. Elas foram selecionadas através do Edital Nº 41/2015, da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). De acordo com o edital, um dos principais objetivos da iniciativa é o de contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica dos estudantes.

Este foi o primeiro edital lançado pelas pró-reitorias para envio de discentes ao exterior. A seleção foi realizada entre estudantes devidamente matriculados em cursos regulares do IFPR relacionados à Agroecologia, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foram selecionados cinco estudantes de diferentes Campus do IFPR, que oferecem o curso de Agroecologia, e um professor efetivo para participar no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, sobre a temática Agroecologia (e subtemáticas Alimentação, Produção de Alimentos e Água), que acontecerá na França, no período de 18 a 23 de outubro de 2015, bem como das atividades que o preparam e o sucedem.

Liriane está muito animada com a oportunidade: “Fiquei muito surpresa com a notícia. Acredito que esta viagem para a França será uma ótima experiência tanto para minha formação quanto para a minha vida”. Sua mãe, Cirene Aparecida Fernandes França, também se mostrou emocionada com a notícia, parabenizando a filha e a professora Ana Radis. “Gostaria de agradecer a Deus, a professora Lucilene da Escola Luiza Rosa, que incentivou a minha filha a estudar no Instituo Federal do Paraná, aos professores do IFPR por terem proporcionado a ela esta grande oportunidade. Acredito que após essa viagem, Liriane será um exemplo para seus colegas e amigos. Desejo que esta viagem seja inesquecível para ela e que seja um motivo de muita alegria para todos os seus familiares”, diz Cirene.

Para a professora Ana, com a representação no Fórum Franco-Brasileiro de Ciência e sociedade, será possível mostrar o quanto a Agroecologia vem contribuindo com o desenvolvimento social e produtivo na região de Irati. “Para os estudantes será uma oportunidade ímpar de troca de conhecimentos, pois esta viagem proporcionará o intercâmbio entre alunos e facilitará a compreensão de práticas exercidas na França, país onde a Agroecologia é mais difundida como ciência”, ressalta. “Gostaria também de agradecer todas as pró-reitorias do IFPR que se esforçaram para que esta viagem fosse possível.”

Sobre o Fórum

Criado em 2002 pela Fundação Oswaldo Cruz, o Fórum Franco-Brasileiro é uma atividade educativa não formal, voltada para o Ensino Médio e níveis de ensino afins, desenvolvido em parceria entre as comunidades escolar, científica e de profissionais da popularização da ciência, a fim de criar um espaço coletivo de discussão e construção de conhecimentos. Neste ano, o Fórum terá lugar na Escola Agrícola de Arras, na França, com o apoio da Rede Brasil de Educação Agrícola, composta pelos estabelecimentos de ensino agrícola franceses, em parceria com o Ministério da Agricultura, da Agroalimentação e da Floresta da República Francesa, bem como sua divisão regional de Rhône-Alpes (Draaf), o Conselho Regional de Nord-Pas de Calais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no período de 18 a 23 de outubro de 2015, sob a denominação “Fórum Franco-Brasileiro ‘Ciência e Sociedade’” sobre a temática Agroecologia, abrangendo os subtemas Alimentação, Produção de Alimentos e Água.