Alunos do curso de Agroecologia visitam comunidade faxinalense em São Mateus do Sul – Campus Irati

Alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Agroecologia visitaram no dia 25 de novembro a comunidade tradicional faxinalense do Emboque, em São Mateus do Sul. Na oportunidade, os estudantes puderam vivenciar na pratica a vida de uma comunidade faxinalense e seus conflitos socioambientais, bem como suas conquistas propiciadas pela organização social das famílias.

“Nesse faxinal é desenvolvido o projeto em conjunto com a Petrobras para reestruturação das cercas do faxinal, para o melhoramento genético das criações e a garantia do bem estar animal através de construções e reformas dos chiqueiros e melhoria da alimentação e sanidade”, destaca o professor João Dremiski, coordenador do curso. Segundo Dremiski, o projeto contempla ainda a construção de uma fábrica de ração animal e usina de biodiesel para beneficiamento de oleaginosas. “As famílias estão trabalhando em uma agroindústria de transformação de vegetais para a produção de  pães, bolachas, macarrão e doces conservas. Elas também recebem o apoio para realizarem o manejo ecológico dos solos e o incentivo a produção agroecológica de alimentos como o arroz, a erva mate, entre outro”, destaca o professor.