Alunos do campus Irati são classificados para a fase estadual da Olimpíada de robótica – Campus Irati

Robótica

Nos dias 27 e 28, ocorrerá a fase estadual da olimpíada de robótica, em Assis, que contará com a presença dos representantes do instituto que foram classificados com base na disputa da etapa regional.

A etapa disputada ocorreu no dia 11 de outubro e contou com a participação dos alunos de informática inseridos no projeto de robótica do IFPR – Campus Irati. A disputa ocorreu no poliesportivo da Instituição, no período da manhã, e teve como espectadores convidados, alunos do colégio Getúlio Vargas. As categorias disputadas foram robô seguidor de linha, na qual o menor tempo de trajeto percorrido é campeão; e Sumô, na qual os robôs fazem um confronto direto.

Os ganhadores da modalidade sumô lego foram, respectivamente:

• Equipe Middas, com o robô ‘The Host’
  • Equipe Nislas, com o ‘Ademirso’
  • E a equipe Redstone Gang, com a ‘Luma’

Na modalidade seguidor de linha, o primeiro lugar foi para a equipe Valfenda, com o robô Morse.

Conversamos com a equipe classificada para a fase estadual da modalidade sumô e o integrante Felipe, do primeiro ano do curso técnico em informática, citou que “Nosso robô foi construído em média umas 6 vezes, até chegarmos num robô que teria mais força pra competição. A parte prática para o torneio do projeto contou com alguns testes para ajustar o sensor principal, que necessitava da angulagem correta”.

Ele ainda explicou que “Para a fase estadual resolvemos remontar o The Host mais uma vez, para rebalancear o peso dele, trocar o sensor de lugar e etc., visto que o regional aqui foi, entre várias aspas, mais fácil, pois a maioria dos outros lugares que irão competir tem uma quantidade maior de pessoas inseridas no projeto de robótica, então acredito que seja mais difícil. Porém, estamos bem otimistas!”

Os campeões contam com o apoio do instituto e estão, também, realizando vendas de brownies que podem ser adquiridos com os integrantes das equipes. Outras informações podem ser obtidas no instagram @irathunder

Desejamos boa sorte as equipes em suas próximas competições!

TEXTO: Eduarda Druczkoski.