Alunos e docentes marcam presença no evento Frutifica Paraná – Campus Irati

Agroecologia

Alunos e docentes marcam presença no evento Frutifica Paraná

Estudantes e docentes do IFPR – Campus Irati estiveram na Frutifica Paraná. Uma iniciativa do IDR – Paraná com o objetivo de disseminar conhecimento sobre tecnologias de produção.

Na ocasião os estudantes puderam conhecer tecnologias para a produção de frutas de clima temperado, já que a Estação possui uma vitrine tecnológica de fruticultura de clima temperado com um pomar com 11 espécies e mais de 100 combinações de variedades.

De acordo com Juliano de Souza Lima, coordenador da Estação, a vitrine não é apenas um espaço para a pesquisa de novas variedades, formas de manejo e testes de tratamentos, mas também é utilizada para a difusão tecnológica. Anualmente passam pela estação cerca de 1.500 a 2.000 visitantes em busca de informações técnicas.

“A vitrine funciona como uma verdadeira escola a céu aberto, onde a gente consegue avaliar as respostas de determinada variedade, forma de manejo ou mesmo respostas de tratamentos, e repassar os resultados para o produtor interessado. Assim ele consegue tomar decisões mais assertivas na propriedade, diminuindo os riscos”, afirmou em entrevista à Assessoria do IDR.

A Semana Frutifica Paraná conta com a parceria da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Ceasa/PR (Centrais de Abastecimento do Paraná).

Segundo o site do evento “o objetivo é fomentar a atividade da fruticultura para o público jovem rural. Nesta semana os alunos vão aprender os aspectos produtivos e econômicos das principais frutíferas de clima temperado. Orientação sobre manejo de solo, época de colheita, cuidados fitossanitários, variedades, manejo de poda, custo de implantação, entre outras”.