Atenção, docentes: abertas as inscrições para envio de propostas ao Pibiti IFPR 2017/2018 – Campus Irati

Pibiti

Está aberto, de 29 de novembro a 13 de dezembro, o prazo para envio de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IFPR (Pibiti 2017/2018).Por meio deste programa, serão ofertadas bolsas a estudantes de graduação do IFPR.

O edital Nº18/2016 Proepi/IFPR, que rege o Pibiti no IFPR, está disponível na página da Proepi e é resultado da aprovação de propostas do IFPR junto à Fundação Araucária.

Por meio dele, estudantes de graduação do IFPR que participam de projetos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação poderão receber bolsas mensais de R$ 400, pagas pela Fundação Araucária. A vigência de cada bolsa será de até 12 meses (março de 2017 a fevereiro de 2018).

De acordo com o edital, o Pibiti/IFPR tem por objetivo “estimular os estudantes dos cursos de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação”.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, destaca a importância de editais relativos a ações de inovação no IFPR: “junto com os workshops de inovação e a Resolução de Propriedade Intelectual, que vamos submeter ao Consup, formaremos o aparato inicial para fortalecemos um indicador muito importante para o IFPR: as patentes”.

Inscrições de propostas

Em um primeiro momento, as propostas de projetos devem ser enviadas pelo coordenador do projeto, que, obrigatoriamente, precisa ser docente efetivo do IFPR, possuir currículo lattes atualizado e não estar afastado e/ou de licença. Somente os professores dos campi que possuem cursos de graduação e que atuem nesses cursos poderão participar do Pibiti. A inscrição deve ser feita até 13 de dezembro, com base nas instruções descritas no edital. A divulgação do resultado provisório está prevista para 01 de fevereiro de 2017. Já o resultado final deve ser publicado no dia 08 de fevereiro.

Seleção de bolsistas

Nos termos do edital, o coordenador do projeto (em caso de aprovação da proposta) ficará responsável pela seleção e indicação do bolsista “que apresente o perfil e o desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas”, bem como com relação a outras obrigatoriedades previstas no edital. De acordo com o edital, o número de cotas de bolsas estará condicionado à concessão da Agência de Fomento.

Saiba mais:
Edital Nº 18/2016 Proepi/IFPR