Câmpus Irati comemora quatro anos – Campus Irati

Aniversário

Câmpus Irati comemora quatro anos

No dia 23 deste mês o IFPR Câmpus Irati completou quatro anos de funcionamento e, para comemorar a data, foi realizada cerimônia que reuniu alunos, servidores, o pró-reitor de Ensino Ezequiel Westphal; o prefeito de Irati Odilon Burgath e secretários municipais; o deputado estadual Felipe Lucas; o presidente da Pato Branco Tecnópole Itamir Viola; o coordenador regional da FIEP Estanislau Fillus; o presidente da Associação Comercial – ACIAI Rogério Kuhn; o vereador iratiense Rafael Felipe Lucas; o chefe de gabinete da Prefeitura de Rio Azul Julian Fronczak; veículos de comunicação da região; representantes de escolas locais e escritórios regionais de instituições federais. O Hino Nacional foi executado pelo músico Everton Lucas Martins Silveira, aluno do 1º ano do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio.

“Os alunos são nossa razão de existir e são os convidados especiais desta cerimônia”, afirmou o diretor geral do Câmpus, Francis Luiz Baranoski. Fez uma breve retrospectiva da história do Câmpus, que começou a funcionar em 2010 como núcleo avançado, com apenas nove servidores e três cursos subsequentes, e passou a Câmpus em 2013. Cursos técnicos integrados ao ensino médio passaram a ser ofertados e, em 2014, os servidores efetivos já somam 44. “Há previsão de oferecer para 2015 e 2016 cursos superiores de tecnologia e licenciatura, assegurando nossa contribuição para o desenvolvimento de Irati e região”, disse o diretor. Destacou as melhorias na estrutura e as obras em andamento, com a construção de um novo bloco e previsão de novos espaços. “O Câmpus Irati só tem a crescer, mas precisamos do apoio da sociedade local”, finalizou.

Para o deputado estadual Felipe Lucas, “é importante a participação do município para o crescimento do Instituto, pois trará transformação para Irati e região”. O prefeito Odilon Burgath declarou que o IFPR em Irati “tem ainda uma história curta, mas de muitas conquistas”, e se comprometeu a providenciar área para a expansão do câmpus, melhorias no acesso e na sinalização.

Representando o reitor do IFPR Irineu Mario Colombo, o pró-reitor de Ensino Ezequiel Westphal ressaltou em seu discurso o caráter inclusivo do IFPR. “Não somos uma escola convencional, ofertamos a maioria das vagas para cotas sociais, garantimos a todas as classes sociais a oportunidade de educação de alta qualidade em escola federal gratuita; somos uma escola essencialmente de educação básica em que os alunos são atendidos pelos melhores mestres e doutores”, afirmou.

Polo educacional

Após a cerimônia, o diretor geral Francis Luiz Baranoski apresentou às autoridades o histórico, as projeções futuras do Câmpus e a contribuição que o IFPR traz para o município e região. “Existe a possibilidade de Irati se transformar num polo educacional da região Centro-Sul, já que conta com a Unicentro e o IFPR, instituições que podem auxiliar na indução do desenvolvimento regional, mas para isso é fundamental o apoio de municípios da região, associações comerciais e demais entidades da sociedade civil organizada”, considera o diretor geral. Dentre os pontos destacados na reunião estavam a necessidade de melhorias na mobilidade urbana, como o acesso da rodovia BR 153 e melhorias no calçamento da rua principal do bairro.

Mais fotos na fan page do Câmpus Irati.