Campus Irati e INETI (Unicentro) fortalecem parceria para o ano de 2019 – Campus Irati

Campus Irati e INETI (Unicentro) fortalecem parceria para o ano de 2019

Desde 2018, o Campus Irati, tornou-se oficialmente um parceiro da Incubadora de Negócios Irati, que é uma Associação Civil sem fins lucrativos,  localizada na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e suporte das ações de incubação e pré-incubação, o Instituto tornou-se um parceiro via Convênio de Cooperação Técnica. A INETI representa assim, o incentivo à geração de micro e pequenas empresas, que além de requisitos inovadores, oferece capacitação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais.

A Incubadora possui processos de seleção, por meio da divulgação de editais, onde são estabelecidas as condições e critérios para a apresentação e seleção das propostas de projetos ou empresas candidatas.

Os empreendimentos passíveis de pré-incubação ou incubação devem, preferencialmente, apresentar um produto ou serviço de caráter inovador. Nos casos em que a solução esteja com desenvolvimento avançado e que permita um faturamento em curto prazo (seis meses após a incubação), indica-se a incubação, se não houver este desenvolvimento o projeto é recomendado para pré incubação.

Além, alguns serviços especializados são disponibilizados pela INETI:  suporte à elaboração do plano de negócios; orientação e consultoria empresarial; marketing e Pesquisa de mercado; orientação técnica; orientação contábil; diagnóstico empresarial; e orientação ao pós-incubado.

Existem modalidades de incubação que a INETI também disponibiliza:

• Incubação não residente: é aquela onde o empreendimento incubado se instala, fisicamente, em um espaço fora das dependências da incubadora, podendo, entretanto, utilizar os espaços compartilhados quando necessário e mediante disponibilidade. Mesmo fora do espaço físico da incubadora, a empresa incubada não residente tem acesso a todos os demais benefícios oferecidos pelo programa, assim como possui direitos e deveres compatíveis com a modalidade de incubação em questão.

• Pré-incubação não residente: é a modalidade que apoia os projetos inovadores ainda em fase de desenvolvimento, que não estão prontos para gerar receita no curto prazo. Nela, os empreendedores recebem apoio para que possam concluir o desenvolvimento e amadurecer o modelo de negócios a ser explorado.]

Deste modo, a parceria IFPR/Campus Irati-INETI significa um fortalecimento para ambas as Instituições, no sentido do desenvolvimento de propostas no curto e longo prazo, de modo que contemplem os campos da inovação, tecnologia e educação, voltadas para a comunidade acadêmica, e para o desenvolvimento regional e social.

Maiores informações: https://www3.unicentro.br/ineti/