Campus Irati participa da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão 2015 – Campus Irati

Campus Irati participa da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão 2015

No dia 29 de outubro, alunos do Campus Irati participaram da IV Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPE, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro Campus Irati.

A aluna Franciele Floriano, do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática, apresentou o trabalho intitulado “A lousa digital e suas possibilidades na aprendizagem de matemática”. Esse trabalho vem sendo realizado juntamente com as alunas Lais Beloni, também do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática e Crislaine Blasczyk, do 2º ano do curso técnico Integrado em Agroecologia, sob orientação da professora Laynara dos Reis Santos Zontini. “As três alunas são bolsistas PIBIS e realizam as atividades do projeto desde maio de 2015. O trabalho foi elogiado pelos professores da Unicentro que solicitaram às bolsistas, um mini curso sobre lousa digital para os acadêmicos das licenciaturas”, destacou a professora Laynara.

O aluno Mateus Marochi Olenik, do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática, apresentou sobre o projeto “Desenvolvimento de Aplicativos com Programação Visual”; Sophia Mitie Bello Suzuki, também do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática sobre “Π -tágoras: Geometria e Programação Visual” e Vanessa Pachalki, do 1º ano do curso técnico Integrado em Informática, apresentou sobre “Euler App: Acessibilidade para o estudo da tabuada”. Os alunos foram orientados pelo professor Rodrigo Duda.

Já o aluno Eduardo Mateus dos Santos Gonçalves, do curso técnico em Informática modalidade subsequente, expôs sobre “Desenvolvimento de aplicativo sobre  ingestão calórica diária”; Erich Luiz Coutinho, do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sobre “Nutri APP: Aplicativo para uma melhor qualidade alimentar”; Érica Francine Ienke, do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática, apresentou sobre “Disseminação dos conceitos de alimentação saudável a partir do desenvolvimento de aplicativos para a área de nutrição”; e William Alexandre Senoski, curso técnico em Informática modalidade subsequente, sobre “Health App: Aplicativo para Auxílio no Controle de Gasto Calórico”. Os quatro aplicativos são resultados parciais do projeto de Inclusão Social intitulado “Desenvolvimento de aplicativos sobre alimentação saudável”, sob orientação da técnica administrativa em educação Naudiele Costa e coorientação do professor Rodrigo Duda.

“É gratificante ver que os alunos, desde o primeiro ano do ensino médio, têm interesse em participar de atividades de pesquisa e extensão. Boa parte das atividades realizadas pelos alunos são de caráter voluntário, o que evidencia a capacidade de iniciativa deles” destaca o professor Rodrigo. “Na época em que estávamos no ensino médio, não haviam oportunidades como as que o IFPR tem proporcionado a esses alunos. Tenho certeza de que esse tipo de experiência facilitará, e muito, o progresso desses alunos no ensino superior”, complementa.

Conheça os projetos apresentados:

Franciele Floriano, Lais Beloni e Crislaine Blasczyk: A lousa digital e suas possibilidades na aprendizagem de matemática

Esse projeto trata das possibilidade da lousa digital na aprendizagem de matemática e tem como objetivo melhorar a compreensão matemática das alunas e perceber as contribuições dos recursos tecnológicos na aprendizagem significativa.

Mateus Marochi Olenik: Desenvolvimento de Aplicativos com Programação Visual

Aborda resultados do projeto de extensão “Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android com uso do App Inventor”, realizado no ano de 2014 no Campus Irati.

Sophia Mitie Bello Suzuki: Π -Tágoras: Geometria e Programação Visual

Aborda o processo de desenvolvimento de um aplicativo contemplando cálculos sobre o teorema de Pitágoras e geração de ternas pitagóricas. A aluna desenvolveu um método alternativo de geração de ternas pitagóricas, baseado no método de Euclides. Com a técnica desenvolvida, é possível gerar ternas pitagóricas cujo cateto menor seja um número primo.

Vanessa Pachalki: Euler App: Acessibilidade para o Estudo da Tabuada

Aborda o processo de desenvolvimento de um aplicativo voltado para a inclusão, criado com o objetivo de facilitar o estudo da tabuada para crianças com deficiência visual.

Eduardo Mateus dos Santos Gonçalves: Desenvolvimento de aplicativo sobre  ingestão calórica diária

Aborda o desenvolvimento de um aplicativo para controle de ingestão calórica, baseado em dados da Tabela TACO, desenvolvida pela UNICAMP.

Erich Luiz Coutinho: Nutri APP: Aplicativo para uma melhor qualidade alimentar

Aplicativo sobre os benefícios da inclusão de frutas e vegetais no cardápio diário

Érica Francine Ienke: Disseminação dos conceitos de alimentação saudável a partir do desenvolvimento de aplicativos para a área de nutrição

Pesquisa bibliográfica sobre conceitos de alimentação saudável

William Alexandre Senoski: Health App: Aplicativo Para Auxílio No Controle De Gasto Calórico

Aplicativo para estimativa de gasto calórico durante a realização de atividades físicas, estimativa de ingestão calórica para perda, aumento ou manutenção de peso e cálculo do índice de massa corporal (IMC).