Campus Irati participa do 1º Seminário de Educação Especial de Irati – Campus Irati

Campus Irati participa do 1º Seminário de Educação Especial de Irati

No dia 25 de agosto, foi realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais o 1ºSeminário de Educação Especial de Irati. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo debater e socializar a elaboração de conhecimento na área da educação especial, focando no compromisso com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos público-alvo, com formação e práticas pedagógicas de professores em diferentes níveis de ensino.

O IFPR Campus Irati foi representado pela tradutora e intérprete de linguagem de sinais Lana Mara Gomes, o assistente social Ornelis Vicente dos Santos e pelas docentes Carla Ramos e Maura Santos, integrantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do Campus Irati.

Segundo Ornelis, a inclusão escolar tem demonstrado a importância de criar condições para favorecer o envolvimento dos agentes educacionais (professor da sala de aula regular, professor de educação especial e os pais dos alunos), visando maximizar a aprendizagem acadêmica discente.
“Acompanhar a conjuntura bem como os avanços e desafios da educação especial no município de Irati possibilitará ao IFPR-Irati estar próximo da realidade local e regional podendo ser um agente
transformador e colaborador na temática da educação inclusiva no município e região”, diz. Lana acrescenta que o evento foi muito importante para propiciar esclarecimentos de dúvidas que surgem diariamente frente ao trabalho com pessoas com deficiências e contribuir com novas informações. “A formação dos professores precisa ser contínua para que tenhamos condições de ofertar um educação de resultados para a pessoa com deficiência”.