Campus Irati participa na França do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”
Publicado em
A aluna Liriane Maria Fernandes dos Santos, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e a professora Ana Cláudia Radis, participaram do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, que aconteceu na Escola Agrícola de Arras, na França, de 19 a 23 de outubro.
Criado em 2002 pela Fundação Oswaldo Cruz, o Fórum Franco-Brasileiro é uma atividade educativa não formal, voltada para o Ensino Médio e níveis de ensino afins, desenvolvido em parceria entre as comunidades escolar, científica e de profissionais da popularização da ciência, a fim de criar um espaço coletivo de discussão e construção de conhecimentos. Neste ano, o Fórum foi realizado com o apoio da Rede Brasil de educação agrícola, composta pelos estabelecimentos de ensino agrícola franceses, em parceria com os ministérios da Agricultura, da Agroalimentação e da Floresta da República Francesa, bem como sua divisão regional de Rhône-Alpes (Draaf), o Conselho Regional de Nord-Pas de Calais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a denominação “Fórum Franco-Brasileiro ‘Ciência e Sociedade’” com a temática Agroecologia, abrangendo os subtemas Alimentação, Produção de Alimentos e Água.
A viagem para a França foi realizada de 11 a 27 de outubro. Além de participarem do fórum, foi realizada uma semana de preparação para o evento em Corbie, em uma escola técnica. Para a professora Ana, “o Fórum está sendo extremamente importante para o Instituto Federal do Paraná, por se colocar presente em mais um evento internacional de grande importância e grande valia, que discute ações voltadas para o meio ambiente e, este ano, tem como tema principal a produção alimentar voltada para a agroecologia. Então, nós podemos fazer não só discussões bem abrangentes sobre o tema, mas também inovando e refazendo parcerias importantes para a instituição. Parcerias não só internacionais, mas também nacionais, com outros institutos e com a própria Fiocruz, que vem favorecendo estes trabalhos”, diz.
Liriane destaca que sua participação no Fórum foi muito importante para a sua formação: “creio que todas as atividades práticas e teóricas citadas nos últimos dias serão de grande importância tanto para mim, quanto para meus colegas, pois tudo que aprendi repassarei para eles com enorme prazer.”
A seleção foi feita através do Edital Nº 41/2015, da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). De acordo com o edital, um dos principais objetivos da iniciativa é o de contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica dos estudantes. Foram selecionados cinco estudantes de diferentes Campi do IFPR, que oferecem o curso de Agroecologia, e um professor efetivo para participar do evento.