Campus Irati promove atividades pedagógicas para o período de suspensão das aulas – Campus Irati

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

De acordo com o Grupo de Trabalho do IFPR, e considerando pesquisas realizadas para verificar o conhecimento do professor, dos estudantes e a infraestrutura atual para atender a demanda do ensino por meio das tecnologias, recomendou-se a continuidade da suspensão prevista na Resolução nº 02, de 16 de março de 2020, com o novo período compreendendo de 31 de março até 30 de abril, conforme orientação da Comissão de Acompanhamento e Prevenção da COVID-19 do Instituto Federal do Paraná.

Deste modo, Campus Irati propõe algumas ações que contemplem o incentivo ao estudo, direcionado à comunidade acadêmica da Instituição, e além. Pensando no contexto abordado, a Direção Geral e Coordenação de Pesquisa e Extensão da Instituição em reunião com seus pares, discutiu a respeito das possibilidades de viabilizar propostas acadêmicas aos discentes do Campus, de maneira a contemplar o desenvolvimento de um período de quarentena que possa ser bem aproveitado e enriquecido.

De acordo com uma pesquisa online realizada, em específico pelo Campus Irati, nos últimos dias, evidenciou-se a impossibilidade da realização de ministrar aulas no formato EaD, pois uma parcela significativa dos alunos que responderam a pesquisa não possuem acesso a algum meio de comunicação que tenha internet disponível. Deste modo, e de acordo ainda com o exposto no art. 2º da Resolução 04, que prorroga a suspensão das atividades acadêmica, destaca-se que as atividades propostas aos alunos, neste momento, não serão consideradas como conteúdo ministradas dentro das ementas, ou como carga horária de disciplinas regulares. Além de não poderem ser utilizadas para compensação de conteúdo regular dos cursos, nem fazer parte da avaliação das disciplinas.

O desenvolvimento de propostas de atividades pedagógicas, torna-se assim, facultativo e a critério de docentes e técnicos-administrativos que quiserem trabalhar algum conteúdo online, como apresentado, junto aos alunos que tiverem interesse para tanto. Assim, poderão ser propostas atividades de conteúdos livres, que tenham ligações com as ementas ou não. E, também a aplicação de cursos: atividades de ensino (comunidade interna); e/ou de extensão (comunidades internas e externas), que poderão ser contabilizados como horas complementares de cursos superiores, apenas.

Tanto quem ministrar os cursos ofertados, quanto quem os realizar, receberão certificados de participação. Para alunos que tiverem interesse basta preencher um formulário específico, que ficará disponível durante o período de oferta dos cursos, assim que forem divulgados nas redes institucionais do Campus.

Deste modo, a Instituição trabalha de modo a manter, dentro das possibilidades viáveis, o diálogo e ensino junto à  sua comunidade acadêmica, prezando e entendendo, neste momento, a necessidade do período de suspensão das aulas, com bases técnicas e científicas de combate ao novo coronavírus, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde, e do Ministério da Saúde.