Campus Irati realiza ações contra o mosquito Aedes Aegypti – Campus Irati

Campus Irati realiza ações contra o mosquito Aedes Aegypti

O IFPR Campus Irati também está participando da mobilização nacional para combater ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya. O Campus está planejando diversas ações dentro da campanha nacional #ZIKAZERO, buscando mobilizar servidores, funcionários, alunos e sociedade.

No dia 22 de fevereiro, foi realizada uma palestra educativa pela enfermeira Jacira Isidoro, da Unidade Básica de Saúde da Vila São João, para os alunos e servidores do Campus. Na oportunidade, a enfermeira explanou sobre os elos de transmissão do Aedes aegypti, como ele pode ser combatido, os tipos de dengue que podem ser causados pelo mosquito, os sintomas de cada doença e sobre a microcefalia.

Ela ressaltou, ainda, o papel social dos alunos, servidores e funcionários na busca por acabar com os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença e da importância das parcerias entre as instituições nestas ações. “Essas parcerias são muito importantes na área da saúde, principalmente, porque contribuem com o desenvolvimento, com o esclarecimento de dúvidas, com o foco na saúde e no combate às doenças. É essencial o envolvimento de toda sociedade no combate ao Aedes Aegypti que transmite as três doenças, pois são muito sérias. Cada um deve cuidar do seu local de trabalho, de moradia, de estudo, além do quintal do vizinho, evitando que surjam novos focos”, destaca Jacira.

Já no dia 26 de fevereiro, será realizado um “faxinaço” no Campus Irati, em que alunos, servidores e funcionários realizarão uma varredura nas dependências físicas do Campus para eliminar todos os possíveis focos do mosquito.

Para o dia 04 de março, está sendo articulada uma ação junto à Prefeitura de Irati, por meio da Secretarias de Educação e de Assistência Social.