Campus Irati realiza atividades em alusão ao Dia Internacional Contra a Homofobia – Campus Irati

O Dia Internacional Contra a Homofobia (17 de maio) será lembrado com atividades do projeto de extensão “Desconstruindo tabus e preconceitos para construir a (con)vivência com as diferenças: diálogos sobre gênero e diversidade na escola”, iniciado em abril no IFPR Campus Irati. A programação ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio, envolvendo servidores e estudantes, além de pessoas da comunidade externa.

No dia 16, às 14h, haverá um cine-debate sobre o filme “Meninos não choram” e, ainda, uma oficina de produção de cartazes enunciativos referente à luta e combate às violências e fobias de gênero e à promoção e garantia dos direitos e cidadania das pessoas LGBT. Os cartazes serão distribuídos pelo campus no dia 17.

No dia 17, uma roda de conversa sobre o tema será realizada, contando com a presença de membros da Secretaria de Assistência Social do Município; do Espaço Iratiense da Diversidade; e do projeto de extensão responsável pela organização do evento.

Como coordenadora do projeto, a psicóloga Thaysa Zubek Valente afirma que “a escola é um espaço no qual os sujeitos são produzidos ética, estética e politicamente. Por isso, a importância da temática e de se construir espaços de discussão sobre ela, frente à urgente e contínua necessidade de garantir o respeito e os direitos da população LGBT, e de combater as fobias de gênero que ocorrem silenciosa ou explicitamente, pelas práticas de violência, nos mais diferentes ambientes de convívio social”.