Campus Irati realiza IV Curso de Formação Continuada de Professores de Ciências – Campus Irati

Campus Irati realiza IV Curso de Formação Continuada de Professores de Ciências

Nos dias 11 e 12 de dezembro, foi realizado no auditório da Escola Nossa Senhora das Graças, o IV Curso de Formação Continuada em Ciências do IFPR- Campus Irati. Participaram da formação professores ligados ao Núcleo Regional de Educação de Irati e região, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. O curso, que teve como tema “Estudo Pedagógico-Dialógico sobre o Ensino de Química na Relação Interdisciplinar com as Demais Ciências da Natureza”, buscou incentivar um ensino significativo de Ciências, Química, Física e Biologia, coordenado pelas professoras Viviane Paula Martini e Gisele Cristiane Ribas.

No cronograma, foram realizadas diversas atividades, como: palestras, apresentação de projetos e banners e apresentação de mapas conceituais. As professoras Laynara Zontini e Viviane Martini falaram sobre “Alfabetização Científica”; a pedagoga Ana Cláudia Marochi ministrou uma palestra sobre “Aprendizagem Significativa”; a professora Gisele Ribas explanou sobre “CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade”; a professora Carla Ramos apresentou sobre “Formação da Cidadania”. Foi, ainda, realizada uma apresentação pelas coordenadoras do curso sobre “Desenvolvimento de projetos através de mapas conceituais”; e a apresentação do projeto “Desenvolvimento de projetos interdisciplinares: Uma proposta envolvendo a história das ciências com o tema Energia” pela aluna Gabriele Reksua  e do projeto “Uma Proposta de Ensino de Ciências com o Tema Pigmentos”, pelo aluno Thiago Thomaz.

A professora de biologia Sandra da Lus, que trabalha no Colégio Estadual Professor Dario Veloso, em Mallet, destaca a importância do curso: “Essa formação do IFPR foi muito importante porque proporcionou várias trocas de experiências entre nós, professores, e a apresentação de trabalhos dos alunos. Além disso, ela nos deu um viés da Ciência, Tecnologia e Sociedade, onde nós pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, colocando vários enfoques ligados ao dia a dia dos alunos. O curso foi extremamente importante para enriquecer o nosso currículo e permitir que tenhamos novas idéias para aplicar em sala de aula”, ressalta a participante do curso.

Confira todas as fotos na página do IFPR Campus Irati no Facebook.