Campus Irati realiza primeira aula do curso de Libras ofertado a alunos e servidores – Campus Irati

CURSOS INSTITUCIONAIS

No dia 06 de outubro teve início o curso de Libras do IFPR – Campus Irati. O professor do curso é o estudante surdo, Luan Vitor de Paula.

A iniciativa foi organizada pelo professor de Língua Portuguesa e Coordenador do Curso de Agroecologia, Peterson Nogueira; pelo
Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cleverson Sebastião dos Anjos; pela Tradutora Intérprete de Libras/Língua Portuguesa e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas – NAPNE, Sarah Hilgemberg; e pelo estudante Luan que é bolsista e docente do curso.

O curso foi dividido em 8 encontros e suas inscrições foram abertas a estudantes e servidores. De acordo com os organizadores do projeto, seu objetivo é “despertar o interesse dos estudantes pela LIBRAS, mediar a apropriação de conteúdos básicos da língua e fortalecer o processo de inclusão e pertencimento de estudante com necessidade específica (surdez)”.

Atividade externa do curso.

Universalização da LIBRAS

O projeto do curso destaca ainda que “a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a segunda língua oficial do país (BRASIL, 2022). Segundo o CENSO de 2010, no Brasil “há mais de 10 milhões de pessoas com algum problema auditivo. Destas, 2,7 milhões são surdos. A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é o principal meio de comunicação e expressão dos surdos, com estimativas de que mais de 2 milhões de indivíduos usam a língua de sinais.” Entretanto, destaca-se que não são somente as pessoas com deficiência auditiva que precisam fazer uso da LIBRAS, mas sim todos os brasileiros, uma vez que a comunidade surda não se comunica somente entre ela”.

Acessibilidade no Campus Irati

Essa iniciativa vem de encontro com todos investimentos que o IFPR – Campus Irati tem feito para garantir acessibilidade aos seus estudantes e servidores.

Atualmente, o Campus conta com pisos táteis, elevador,
Tradutora Intérprete, professora de Atendimento Educacional Especializado e com diversas ações do Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas – NAPNE, dentre outros.

Sobre os desafios de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, os organizadores da iniciativa ainda destacaram que “pela primeira vez, desde o início das atividades do campus Irati, em 2010, a unidade recebeu um estudante surdo. Efetivar o processo de inclusão deste estudante na instituição tem sido um desafio. Embora a unidade conte com uma intérprete de LIBRAS, percebeu-se rapidamente que o processo de inclusão vai para muito além disso. Comumente pensa-se nas atitudes que o estudante surdo pode tomar para participar das atividades cotidianas da instituição, mas pouco se debate sobre o que a própria comunidade ouvinte pode fazer para facilitar esse processo.

O curso de libras soma a essas ações pois, o Campus tem como visão “Tornar-se uma instituição de referência em educação profissional, científica e tecnológica no Brasil comprometida com o desenvolvimento social.” e, segundo os organizadores do curso “só podemos dizer que atingimos uma educação de excelência, comprometida com o desenvolvimento social, se a mesma é acessível para todos e todas. Assim, o grupo de estudos atente aos princípios de garantia da excelência do ensino, permanência, inclusão e êxito escolar, ao passo que visa tornar a instituição mais inclusiva para estudantes surdos por meio do estímulo do aprendizado da LIBRAS”.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGENS: Tatiana de Carvalho Duarte e Sarah Hilgemberg