Campus Irati sedia reunião do projeto ATER de diversificação do tabaco
Publicado em
No dia 27 de março aconteceu no IFPR Campus Irati uma reunião com o objetivo de discutir ações voltadas para a juventude dentro do projeto de assistência técnica e extensão rural – ATER de diversificação do tabaco. Participaram da reunião o Núcleo de Estudos de Agroecologia, técnicos do projeto de ATER de diversificação nos municipios produtores de tabaco, representantes de jovens agricultores que estão sendo acompanhados pelo projeto, o Coletivo de Jovens de São João do Triunfo e professores da Unicentro Campus Irati.
Segundo coordenador do curso de Agroecologia do IFPR Campus Irati, professor João Luís Dremiski, a ideia central é mobilizar a juventude e auxiliá-la na organização tanto de processos de geração de renda e diversificação das Unidades de Produção Familiares – UPFs produtoras de tabaco da região, como discutir temas como sucessão familiar e desafios na produção e educação para jovens do campo. “Uma das propostas discutidas na reunião é a possibilidade de realizar um seminário para compartilhar experiências de diversificação, além da ampliação e qualificação da representação dos jovens dos municípios da região”, destaca a professor.
Entre os jovens participantes da reunião, estavam presentes egressos do curso de Agroecologia. “A reunião foi bem produtiva para organizarmos o seminário que deverá acontecer em breve, e depois disso, continuar com atividades que levem o jovem a se enriquecer dentro da propriedade, continuar o trabalho junto com os pais ou individualmente, e buscar formações na área da agricultura, mesmo que para continuar no campo, trabalhando em suas próprias propriedades”, ressaltou
Fabiola Lopes. A egressa se formou em 2013 no curso Técnico em Agroecologia do IFPR Campus Irati, e trabalha atualmente no projeto de ATER de diversificação do tabaco na região.