Centro de Línguas do Campus Irati realiza Festa de Halloween e Día de Los Muertos. – Campus Irati

CELIF

Foi realizada, no dia 31 de outubro, a Festa de Halloween e de Día de Los Muertos do Centro de Línguas – CELIF do IFPR – Campus Irati.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é comemorado anualmente no dia 31 de outubro e o termo tem origem na expressão em inglês All Hallow’s Eve (“Véspera de Todos os Santos”), pois ocorre um dia antes do feriado de 01 de novembro.

Já o Día de los muertos, ou Dia dos mortos, é uma data comemorativa celebrada no México no dia 2 de novembro, na qual é costume ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos.

Para celebrar ambas tradições, o CELIF reuniu estudantes, técnicos e docentes e seus familiares em uma festa à fantasia com muita música, comidas personalizadas com o tema da festa, além de brincadeiras e competições.

Na ocasião, ainda foram premiados os estudantes que trouxeram a comida mais criativa e foi realizado um desfile para escolha da fantasia mais original, além de várias outras brincadeiras.

Segundo uma das organizadoras do evento, Simara Cristiane Braatz, “a festa de Halloween e de Día de Los Muertos foi uma promoção do CELIF, em processo de fortalecimento em nosso Campus, caracterizando-se como um evento interdisciplinar das culturas de língua inglesa e língua espanhola. Contou com o envolvimento de alunos do Ensino Médio, do Ensino Superior, do Grêmio Estudantil e de estagiários do Curso de Letras Espanhol da Unicentro”.

Já a docente Patrícia Prati, integrante do CELIF e que também atuou na organização do evento, citou que, “além de um momento de confraternização muito divertido e descontraído, também tivemos a aprendizagem cultural, pois quando ensinamos a língua, ensinamos, juntamente, a cultura, uma vez que a língua é consequência da cultura”.