Curso de Agroecologia promove palestra sobre princípios e conceitos abordados pelo curso – Campus Irati

No dia 7 de abril, o Campus Irati recebeu a visita de Valdemar Arl, doutor em Agroecologia. Aproveitando a oportunidade, todos os estudantes do curso Técnico Integrado em Agroecologia participaram de uma palestra sobre princípios e conceitos agroecológicos. As professoras Silvana Moreira e Ana Cláudia Radis destacam que o Dr. Valdemar Arl, de forma descontraída, ensinou conceitos importantes de sustentabilidade, crise ambiental, ecologia e enfatizou a importância da Agroecologia para a quebra de paradigmas relacionados a essas temáticas.

“A nossa casa comum, o Planeta Terra, está sendo degradado pois gastamos os recursos naturais do planeta mais rapidamente que sua  capacidade de regeneração. O modelo capitalista impõe uma velocidade de exploração dos recursos naturais para o enriquecimento de poucos, enquanto o empobrecimento é marcante para a maioria da humanidade”, ressalta o Dr. Arl. Para a ciência agroecológica, outras agriculturas são possíveis, pois a aliança dos saberes científicos com os conhecimentos tradicionais das populações camponesas formam as bases para essa construção de novos rumos.

Os estudantes participaram da palestra sugerindo propostas de ações e discussões sobre as temáticas abordadas no curso, incluindo reflexões sobre a região em que o IFPR Campus Irati está inserido.

O Dr. Valdemar Arl possui mestrado em Master oficial en Agroecologia pela Universidade Internacional de Andalucia (Espanha – 2009), doutorado na Universidade de Córdoba (Espanha) e, gentilmente atendeu ao convite por já estar na região realizando atividade acadêmica.