Curso de férias – LITERATURA DIGITAL E LEITURA – Campus Irati

Curso de férias – LITERATURA DIGITAL E LEITURA

“LITERATURA DIGITAL E LEITURA: aprendendo a velejar nos oceanos multissemióticos do ciberespaço”

As tecnologias de informação e de comunicação trouxeram em seu bojo mudanças substanciais nas relações sociais e nas formas de interação. Dessa forma, a literatura, como produto cultural, não ficou à margem da revolução tecnológica e as formas de manifestação dessa arte seguem, portanto, se alterando a cada dia.
A possibilidade de produção de múltiplas semioses (redes de significações), através de um conjunto vasto de signos e de linguagens, fez do ciberespaço um terreno fértil para o surgimento de muitos gêneros literários, os quais integram vários recursos para a produção de sentidos. Desse modo, a literatura digital (que é diferente da literatura digitalizada) compreende experimentos literários que fazem uso simultâneo da linguagem literária e da linguagem de programação de computador para a construção dos textos. Nesses textos, a relação entre palavra e a imagem, bem como outros recursos, como layout, links, ícones, artes gráficas, desenhos, fotos, impõe ao leitor a mobilização de estratégias de leitura muito diferentes daquelas utilizadas durante a leitura de um texto impresso.

O curso “LITERATURA DIGITAL E LEITURA: aprendendo a velejar nos oceanos multisemióticos do ciberespaço” vem ao encontro dessas questões e se situa nesse lugar de interesse em refletir sobre esse novo modo de fazer literatura e leitura (através da combinação de variados recursos semióticos) que nos é posto pela literatura digital.
O curso, que está sob a coordenação da Profa Viviane Schier, é voltado à comunidade do IFPR, campus de Irati e acontecerá entre os dias 10 e 14 do mês de janeiro de 2022, com encontros diários de 2h.

No conteúdo programático destacam-se:
Literatura digital: o que é? Por que ler?
Estratégias de leitura no ciberespaço: aprendendo a produzir sentidos;
Textos literários do ambiente digital;
A produção de literatura no contexto virtual: conversa com o Flávio Vilela Komatsu, autor da obra “Dia de Folga”.
Os objetivos a serem alcançados são:
Despertar o interesse dos alunos/participantes pela literatura digital.
Refletir sobre as formas de fazer literatura e leitura no contexto do ciberespaço.
Desenvolver a percepção dos alunos/ participantes sobre as diferentes estratégias de leitura e como mobilizá-las na produção de sentidos dos textos literários do ambiente virtual.
Promover conhecimento sobre a produção de literatura digital brasileira.

Os métodos da Ação e técnica de trabalho:

Os encontros ocorrerão de forma on-line, via Google Meet, nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2022, das 10h às 12h. Os participantes receberão certificados de participação emitidos pela Instituição.

A seguir as datas do curso de ensino:

Período de matrículas: de 03/01 a 07/01/22
Carga horária da atividade: 2h / módulos diários
Número máximo de vagas: indeterminado
Data de início: 10/01/22
Data de encerramento: 14/01/2022
Carga horária total (horas): 10 horas.

Para participar, basta acessar o endereço eletrônico a seguir e fazer a inscrição do curso: