Cursos do Pronatec serão realizados em Irati e Rebouças – Campus Irati

Pronatec

Cursos do Pronatec serão realizados em Irati e Rebouças

O Instituto Federal do Paraná Câmpus Irati informa que estão abertas as inscrições para os cursos de espanhol básico, agente de gestão de resíduos sólidos, agente de desenvolvimento cooperativista e contador de histórias. Em Rebouças serão realizados os cursos de produtor de embutidos e defumados, bovinocultor de leite e produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso do calor. Todos terão início no mês de agosto.

Oferecidos pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, os cursos são voltados para estudantes do Ensino Médio, beneficiários do programa Bolsa Família, agricultores ou filhos de agricultores, e trabalhadores que vão dar entrada no Seguro Desemprego. Os alunos recebem bolsa auxílio no valor de R$ 2,50 a hora/aula para alimentação e transporte, o que pode significar R$ 500,00 mensais, conforme a duração do curso escolhido.

Cursos oferecidos em Irati

No curso de espanhol básico, o aluno vai aprender a se comunicar modo simples deste idioma, usando expressões cotidianas e enunciados muito simples. O requisito para se inscrever é o Ensino Fundamental II incompleto. São 20 vagas e a carga horária é de 160 horas.

Com 240 horas, o curso de agente de gestão de resíduos sólidos vai proporcionar conhecimentos com foco na redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada. O curso busca e realiza parcerias com empresas para a coleta dos resíduos recicláveis. Estão disponíveis 30 vagas e para se inscrever é necessário ter o Ensino Fundamental completo.

No curso de agente de desenvolvimento cooperativista o aluno vai aprender a atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas e na constituição de cooperativas em comunidades locais. A escolaridade mínima para se inscrever é o Ensino Médio Incompleto. São 35 vagas para este curso de 160 horas.

Contador de histórias é um curso no qual o aluno vai aprender a selecionar histórias, planejar estratégias e utilizar várias formas de comunicação para exprimir eventos por meio de palavras, imagens, gestos e sons, para diferentes públicos em escolas, hospitais e shoppings. A carga horária é de 160 horas e há 20 vagas disponíveis. É necessário ter Ensino Fundamental completo para participar.

As inscrições para os cursos que serão ministrados em Irati podem ser feitas até o dia 18 de julho com Miriam na Casa da Cultura, telefone 3907-3157, e com Renata na Secretaria Municipal de Bem Estar Social, telefone 3907-3104.

Cursos oferecidos em Rebouças

No curso de produtor de embutidos e defumados o aluno vai aprender sobre preparo de instalações, utensílios e equipamentos para a fabricação de embutidos e transformação da matéria prima; sobre moagem da carne, congelamento e descongelamento, armazenamento, formulação, embutimento e maturação, obtendo vários tipos de produtos embutidos e defumados. São ofertadas 30 vagas para o curso de 160 horas. O requisito para se inscrever é o Ensino Fundamental II incompleto.

Com carga horária de 200 horas e 38 vagas disponíveis, o curso de bovinocultor de leite vai repassar conhecimentos sobre gerenciamento da atividade produtiva leiteira; seleção e produção de insumos; operação de máquinas e equipamentos; legislação para produção e comercialização de leite, entre outros temas. A escolaridade mínima é o Ensino Fundamental I incompleto.

Outro curso ofertado é o de produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso de calor. O aluno será capacitado para atuar na elaboração de geleias, doces, compotas, caldas, néctar, sucos, polpas e molhos, respeitando as normas de Boas Práticas de Fabricação e Legislações Específicas, Normas de Saúde e Segurança do Trabalho. A carga horária é de 200 horas e são 30 vagas para quem possui o Ensino Fundamental II incompleto.

As inscrições para os cursos que serão ministrados em Rebouças devem ser efetuadas até o dia 1º de julho na Secretaria de Agricultura, com Clarisvaldo Antunelli, telefone 3457-2259.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail pronatec.irati@ifpr.edu.br