Dia da Árvore é celebrado com plantio de espécies nativas – Campus Irati

Dia da Árvore é celebrado com plantio de espécies nativas

Através de parceria entre a secretaria municipal de Ecologia e Meio Ambiente e IFPR mudas foram plantadas em espaços públicos e leito de rio
Na última quarta-feira (21), data em que se comemorou o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), distribuiu mudas de pêssego e ameixa para a comunidade e fez o plantio de mudas árvores nativas, produzidas pelo método de alporquia. O evento que marcou a data aconteceu na Praça Etelvina Andrade Gomes e reuniu autoridades locais.

Estiveram presentes representantes de várias entidades, o prefeito Sergio Stoklos, os vereadores Sidnei Jorge e Laudelino Antonio Filipus, secretários municipais, o comandante da Polícia Militar de Irati, major Taborda, o sargento Osni, que representou o Corpo de Bombeiros, o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Edemilson Quadros, o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Igor Zampier, o gerente da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Havresko e o provedor da Santa Casa, Germano Strassmann.

O secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, agradeceu a parceria com o IFPR. “A ajuda e atenção do Instituto têm sido fundamental para realizarmos ações a favor do meio ambiente. Agradeço o amparo que os alunos, professores e a direção do campus têm nos dado para atendermos a comunidade”, falou Ramos.

O diretor do campus de Irati do IFPR, Francis Luiz Baranoski, também agradeceu o empenho da administração municipal, através da secretaria de Meio Ambiente, em buscar as mudas para o plantio. “Ficamos muito felizes com esse trabalho conjunto. Com essas atitudes despertamos nas pessoas não só a visão técnica, mas também a consciência social, ambiental e do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

As árvores nativas, que foram cedidas pelo IFPR, são produzidas pela instituição em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia em Rio Bonito do Iguaçu. O projeto de produção de mudas de grande porte por sistema de alporquia para arborização é coordenado pelo professor Otavio Bezerra Sampaio.

Professoras do Instituto explicaram o método para os presentes no evento. A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizar um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida.

Foram cedidas 138 mudas das seguintes espécies: miguel pintado(5), goiabeira (10), aroeira salsa (10), pata de vaca (5), ariticum (5), sibipiruna (10), açoita cavalo (15), guabiroveira (10), uvaia (8), cerejeira do mato (5), rabo de bugio (10), Cedro (10), angico vermelho (5), ingá banana (5), vacum (5), canjarana (10), maria preta (5) e ameixa amarela (5). Em média as mudas medem seis metros.

Além das 30 mudas que foram destinadas para a Praça Etelvina Andrade Gomes, ainda foi feito o plantio nas margens do Rio Nhapindazal, que é afluente do Rio das Antas e em outros espaços, como o Parque Aquático. Também foram entregues para os moradores da Vila Matilde 50 mudas de pêssego e ameixa. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Laudelino Antonio Filipus, falou sobre a importância de revitalizar os espaços verdes do município. “Precisamos de ar puro, de renovação para a sustentação do meio ambiente”, disse.

O prefeito Sergio Stoklos, que assim como outras pessoas que estavam presentes, plantou árvores na praça. Ele também ressaltou a importância da parceria entre a secretaria municipal de Ecologia e Meio Ambiente e o IFPR. “Temos muito a comemorar. Com parcerias temos conseguido um crescimento sustentável do município. Isto é mérito de toda a população. Acredito muito no futuro de Irati, no avanço e na qualidade de vida”, falou o prefeito.

FRUTÍFERAS

As mudas de pêssego e ameixa que foram distribuídas para a comunidade foram produzidas pela Secretaria Municipal de Agricultura no viveiro da Agrovila. Ao todo foram entregues 200 unidades, das quais 50 foram reservadas para os moradores da Vila Matilde.

Kelly Ramos

Fonte: Folha de Irati  – disponível em : https://www.folhadeirati.com.br/noticias/noticia.asp?id=13456