Dia da Árvore é marcado por plantio de mudas de grande porte – Campus Irati

Dia da Árvore é marcado por plantio de mudas de grande porte

Atividades alusivas ao Dia da Árvore foram realizadas neste dia 21 em parceria pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Avançado Irati e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente. A solenidade contou com a participação do prefeito Sergio Stoklos, o diretor do Campus, Celso Luiz Buiar, o diretor da Unicentro Campus Irati, Mario Humberto Menon, representantes da Câmara de Vereadores e da Copel, secretários municipais, professores municipais e do IFPR, alunos do curso Técnico em Agroecologia e ambientalistas locais.

Em área do Instituto foram plantadas 80 mudas de ameixeiras e pessegueiros de diversas variedades disponibilizadas pela Prefeitura e ainda 60 mudas de grande porte de espécies de árvores nativas e frutíferas. Trata-se de projeto de arborização dos campi do IFPR, que começou pelo Campus Avançado Irati.

Buiar destacou a necessidade de implementar ações que assegurem a preservação dos recursos naturais. Ele agradeceu ao prefeito pela oportunidade concedida ao IFPR de colaborar no projeto de recuperação ambiental da área de reserva legal da Vila Matilde, onde está localizado o Campus. A secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, engenheira agrônoma Rozenilda Romaniw Bárbara, discorreu sobre a importância da conservação das árvores para benefício do próprio ser humano. “A mensagem é que temos que fazer algo pelo planeta, coisas simples como fazer a separação do lixo reciclável e cultivar árvores”, finalizou.

Aos estudantes de Agroecologia, documentos antigos sobre o ciclo da madeira em Irati foram colocados à disposição para pesquisa pelo funcionário da Casa da Cultura, José Maria Gracia Araújo. Ele ainda repassou ao diretor do Campus uma cópia da ata de solenidade do plantio de árvores realizada em Irati há exatos 72 anos.

Tecnologia de mil anos

Autor do projeto de desenvolvimento de mudas de grande porte através da técnica de alporquia, o Professor Doutor Otávio Bezerra Sampaio ressaltou que o Instituto trabalha com a proposta de produção sustentável, unindo floresta, animais e agricultura, o que se traduz no sistema agrossilvopastoril. “Utilizamos a tecnologia da propagação vegetativa para produzir e plantar mudas de árvores com 2,50 metros de altura, uma tecnologia que tem mil anos de existência e custo baixíssimo”, explicou. Agradeceu a Prefeitura de Irati pela cessão de adubo e de um caminhão para o transporte das mudas e se propôs a auxiliar a administração municipal na arborização urbana e também no repasse da técnica de alporquia para que produtores rurais possam formar pomares em menos tempo.

“Temos a obrigação de recuperar um pouco do muito que foi extraído do Brasil em épocas anteriores”, afirmou o secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos.  Parcerias estabelecidas com Unicentro, IFPR e Colégio Florestal que possibilitaram ao município implementar relevantes ações para estudantes e comunidade foram citadas. Para o prefeito Sergio Stoklos, o ensino de qualidade proporcionado pelo IFPR, Unicentro e Colégio Florestal irá colaborar para a adoção gradativa de matriz tecnológica de desenvolvimento que respeite o meio ambiente. “Começamos a trilhar um novo caminho na região, pois a formação de profissionais qualificados deverá atrair melhores postos de trabalho, com melhor remuneração e consequente melhor qualidade de vida para todos”, concluiu.

Nas fotos, plantio de mudas de grande porte em área do IFPR.