Direção Geral realiza Reunião de Pais – Campus Irati

Direção Geral realiza Reunião de Pais

Aconteceu ontem, dia 24 de maio, uma reunião de pais de alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Agroecologia e em Informática.

Na ocasião, o Diretor Geral Pro Tempore do IFPR Campus Irati, professor Celio Tibes, tratou sobre a situação do IFPR após a alteração da Presidência da República, orientações do Ministério da Educação e alteração de titular da Reitoria, esclarecendo as implicações dessas mudanças para a instituição. Ademais, foi apresentado o Regimento Disciplinar Discente e uma devolutiva sobre a Carta Aberta feita por estudantes com reclamações e solicitações à Direção Geral. Além de informes e respostas a questionamentos dos pais.

O Diretor explicou as dificuldades políticas e administrativas que o Campus IRATI, bem como a Reitoria, enfrentam e ouviu os pais que apresentaram reclamações, todas registradas para decisões e encaminhamentos.

Algumas questões de destaque foram: recentes ocorrências de infrações disciplinares envolvendo alunos, as quais foram explicadas pela servidora Jumara Menon, que informou sobre o Processo Disciplinar aberto que, por sua natureza e por lei, corre em sigilo. A servidora esclareceu que, ao final, um relatório sobre o caso será disponibilizado para toda a comunidade. Também houve reclamação sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos quanto ao uso de cantina e aparelhos de micro-ondas para aquecer os alimentos. O professor Célio informou que há um processo de compra que deve ter resultado a partir de julho e sugeriu imediatamente que fosse feita uma ação entre amigos ou mesmo uma rifa, com apoio dos diretores que, pessoalmente, vão contribuir para aquisição imediata de um aparelho, que será doado ao Campus para uso dos alunos. Medida com a qual todos concordaram.

Destaca-se, também, o pedido de vários pais para que, nesse momento de crise, haja um espírito de maior harmonia entre professores e alunos, professores com professores e com a gestão do Campus. O professor Célio concordou com as observações de pais e alunos e propôs a criação de uma comissão de representantes de pais, por turmas. Essa ação será conduzia pelos diretores e haverá uma agenda de reuniões com o objetivo de ter os pais mais presentes na escola e mais informados dos fatos e situações.

Ao final da reunião, houve um entendimento comum entre os pais e os gestores e um compromisso de ambos os lados de lutar para diminuir os problemas e melhorar o Campus. O professor Célio também pediu aos pais que orientem aos filhos quanto às atitudes que podem trazer prejuízo a imagem do Campus e dos servidores e ficou decidido que os diretores terão reuniões com os alunos para encaminhamento das decisões e discussões da reunião.

A avaliação do Diretor de Ensino foi positiva: “tivemos hoje uma reunião em que alguns pais desabafaram, alunos presentes apresentaram reclamações de várias ordens e nós tomaremos as providências. Ao final, foi possível ver o entendimento entre os presentes para uma construção de uma escolha melhor. Fiquei satisfeito e motivado a lutarmos mais pelo IF.”

Para a diretora substituta Jumara Menon a reunião “foi uma oportunidade de esclarecimentos de situações mal entendidas e os pais receberam as informações detalhadas sobre as últimas crises e problemas e compreenderam as questões, reafirmando a parceria de vencermos as dificuldades. O diretor geral também ouviu atentamente algumas sugestões dos pais e alunos. Creio que foi muito positiva.”

O Diretor Geral encerrou a reunião com o compromisso de levar a frente os acordos e sugestões apresentadas e pediu o apoio de todos para esse momento difícil que o IF atravessa.