Equipe pedagógica realiza palestra para alunos sobre processos seletivos de universidades do Paraná – Campus Irati

No dia 02 de agosto, a equipe pedagógica reuniu-se com as(os) estudantes das duas turmas da primeira série dos Cursos Técnicos Integrado em Agroecologia e Informática. A reunião teve o objetivo de divulgar e incentivar os alunos a se inscreverem para as provas de ingresso nas universidades estaduais por meio de modalidades diferentes, na qual serão avaliados durante os três anos de formação no nível Médio. Foram apresentados três processos de universidades do Paraná (UEPG, UEM e UNICENTRO), nos quais as(os) estudantes poderão se inscrever já neste primeiro ano de curso: o PSS (Processo Seletivo Seriado),  o PAS (Processo de Avaliação Seriada) e o PAC (Programa de Avaliação Continuada), respectivamente.

Segundo a equipe pedagógica, foi ressaltada a importância da participação dos alunos(as) nestes processos, uma vez que são uma alternativa para a aprovação e ingresso nas universidades, frente ao processo seletivo convencional que é o Vestibular. Sendo avaliado em séries, a(o) estudante tem mais uma possibilidade de conquistar uma vaga no curso pelo qual venha a se interessar, considerando os cursos ofertados por cada instituição e a sua escolha profissional. Foi também discutido com as turmas sobre a construção de projetos de vida futuro, que envolvem a escolha de um curso, de uma profissão e uma área de atuação, que começam a fazer parte do cotidiano das(os) adolescentes e jovens desde o período escolar.