Estudantes do IFPR participam da fase final da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp.
Publicado em
Estudantes do Campus Irati representaram o Instituto Federal do Paraná (IFPR) na fase final da 40ª Olimpíada de Matemática (OMU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento aconteceu nos dias 31/8 e 1º/9 em Campinas-SP.
Para a fase final da 40ª OMU foram convocadas 225 equipes dos níveis alfa (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e beta (Ensino Médio) de vários estados do país.
Foto: Amabile, Mateus e João Paulo – estudantes do IFPR campus Irati
Equipe
O Campus Irati contou com uma equipe, a “Um Grafo Perdido”, composta pelos alunos Amabile Jagher Labiak, João Paulo Garcia e Mateus dos Santos Garcia , e foi orientada pelo professor Diego Dutra Zontini. Na viagem para Campinas a equipe também foi acompanhada pela professora Laynara dos Reis Santos Zontini.
Segundo o estudante João Paulo: “Foi uma experiência muito boa. Com suas provas sempre muito desafiadoras, ela se diferencia das demais por conta de ser em grupo. Que faz ela ter uma dinâmica diferente, muito divertida e além de tudo: a fase presencial ser na UNICAMP”.
Para o Mateus: “Foi uma experiência muito interessante e divertida. Acho que o mais legal foi poder conhecer a Unicamp de perto e também conversar com os outros participantes da olimpíada”.
Amabile relatou que foi a primeira vez que teve contato com uma competição de tão alto nível. Segundo ela: “Foi uma honra e um privilégio participar, mesmo não tendo levado medalha para casa. Chegar na última fase me mostrou o quanto somos privilegiados em estar em uma instituição pública de qualidade, e tristeza ao mesmo tempo, em saber que alunos talentosos, com grande potencial, são desincentivados a participar, e que muitos não terão a mesma oportunidade devido à sua condição estudantil e social”.
Premiação
Foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para 56 equipes de escolas públicas e particulares de 12 estados e Distrito Federal. Desse total, 35 equipes também foram premiadas pela qualidade da redação com que apresentaram as soluções para os problemas matemáticos presentes na prova.
De acordo com o professor Diego mais do que ganhar ou não uma premiação, foi uma experiência enriquecedora para os estudantes e também para os professores. Segundo ele: “O diálogo com professores de outras regiões foi importante para pensar em estratégias para ampliar o programa de preparação olímpica já existente no campus Irati.
Foto: João Paulo, Amábile e Mateus se preparando para a prova em grupo.
Foto: Laynara, Amábile Mateus, João Paulo e Diego, após a última prova individual.
Por Laynara dos Reis Santos Zontini, 12/09/2014.