I Encontro de Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade do Campus Irati foi realizado – Campus Irati

De 25 a 27 de novembro, foi realizado o I Encontro de Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade do Campus Irati. Servidores e alunos participaram de palestras, oficinas e minicursos, realizados no IFPR Campus Irati e na Unicentro, sendo algumas das atividades realizadas em parceria com a universidade.

Professores e profissionais de diversas instituições e do próprio Campus participaram do evento. O professor Flávio Filho (UNIR), realizou uma palestra sobre “Gestão Pública e Inovação” e uma oficina de pesquisa em “Gestão da Inovação e Tecnologia”; a professora Ana Maria Barbosa (IFPR Campus União da Vitória) realizou uma dinâmica de interação e a oficina “Corpo em Movimento”; o professor Ivan Boesing (UFRGS), realizou uma oficina e um minicurso do projeto de pesquisa ROBO+EDU. Do IFPR Campus Irati, o professor Diego Dutra Zontini e o técnico administrativo em educação Maikon Luiz Mirkoski promoveram uma oficina de “Introdução ao Latex”; o assistente social Ornelis Vicente dos Santos realizou um minicurso sobre “Drogas – Efeitos e Consequências”; a psicóloga Thaysa Zubek Valente e a pedagoga Ana Cláudia Marochi ministraram o minicurso “O que pode o corpo? Sobre gêneros, sexualidades e diversidades”; e o Diretor Geral pro tempore do Campus, professor Célio Tibes, realizou um minicurso sobre “Carreira, Profissão e Projetos de Vida”. Ocorreu ainda o minicurso “Propriedade Intelectual”, ministrado pelo professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues (Unicentro).

No auditório da Unicentro, foi realizada no dia 26 de novembro a palestra Magna “Inovação e Tecnologia: Robótica e o Ensino Técnico” pelo professor Ivan Boesing. Ainda na universidade, no dia 27 ocorreu a palestra “Gestão Socioambiental com foco na Inovação”, ministrada pelo professor Flávio de São Pedro Filho e a mesa redonda “O papel da Educação Pública na formação humana ética, ecológica e para o mercado de trabalho”. Mediada pelo professor Célio Tibes, participaram do debate o professor Flávio Filho, professor Juliano Peroza (IFPR), e a professora Juliana Berg, representando a Unicentro além do professor Arthur Machado, chefe do Centro de Matémática da UNICENTRO.

O Diretor Geral pro tempore do Campus Irati, destaca a importância do evento: “O IFPR deve atuar, por determinação legal, em ensino, pesquisa e extensão. Esse evento cumpriu essa missão trazendo pesquisadores expoentes em suas áreas para IRATI gerando vivência de pesquisa e novidades tecnológicas e inovação para toda a comunidade acadêmica. Também tivemos uma programação específica para os servidores técnicos, valorizando assim todos os níveis de atuação dos nossos servidores e proporcionando incremento no currículo de professores e alunos.  Quanto à parceria com a UNICENTRO, isso mostra que andando juntos produzimos mais e melhor.“

O evento foi ainda prestigiado pelo Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, professor Ezequiel Burkarter, que destacou: “O Campus Irati está afinado com o planejamento da PROEPI, ao realizar esse evento. Fiquei impressionado com as temáticas e com projetos inovadores como o ROBO+EDU. Estudamos a partir desse evento a possibilidade de adotarmos este projeto para todo o IFPR, adquirindo os kits de robótica propostas. O Campus IRATI está de parabéns!”

Confira todas as fotos na página do IFPR Campus Irati no Facebook.