IFPR Câmpus Irati promove Semana Tecnológica – Campus Irati

IFPR Câmpus Irati promove Semana Tecnológica

Oficinas, workshops, minicursos e palestras enfocando as áreas de agroecologia, informática, moda e empreendedorismo marcarão a 2ª Semana Tecnológica, Científica e Cultural do Instituto Federal do Paraná Câmpus Irati, que terá início no dia 3 de outubro. Gratuitas e abertas a comunidade, as atividades se estenderão até os dias 7 e 8, quando serão realizados a Mostra de Cursos do IFPR e o 1º Irati Fashion Show, com desfiles de moda de 18 lojas locais. A expectativa dos organizadores é que a programação bastante diversificada atraia, além de alunos do Instituto, públicos distintos de Irati e de municípios vizinhos.
“Serão relevantes as contribuições do evento para a troca de conhecimentos, para a integração entre os alunos e entre a instituição e a comunidade, reafirmando o compromisso social do IFPR aberto à comunidade de Irati e região”, ressalta o diretor geral do Câmpus Irati, Francis Luiz Baranoski. A diretora de ensino do Câmpus e organizadora da Semana Tecnológica, Julyana Biavatti, complementa que a intenção é propiciar aos alunos atividades que complementem os conhecimentos adquiridos nos cursos técnicos. “Ao mesmo tempo, abrimos as portas para que a comunidade conheça e interaja com nossos cursos”, conclui.
As vagas serão limitadas e os participantes de palestras e oficinas receberão certificados. As inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria acadêmica. Acompanhe a programação, que será desenvolvida nas dependências do Câmpus, localizado na Rua Pedro Koppe, 100, bairro Vila Matilde:
Dia 3
– 19h, abertura oficial, com palestra sobre educação tecnológica proferida pela Doutora em Educação pela Unicamp Maria Lúcia Buher Machado, da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do IFPR. Em seguida, o coordenador local do CIEE, Giuliano Borges, explanará sobre a importância do estágio para a carreira profissional.
Dia 4
– 19h, palestra sobre empreendedorismo e pequenas empresas, com a coordenação local do Sebrae.
– 21h, palestra sobre orçamento doméstico e projetos de extensão, com a professora do curso Técnico em Informática, Sheila Cristiana de Freitas.
– 21h, palestra sobre software livre, ministrada por Fábio Barby, aluno do curso Técnico em Informática.
– 21h, workshop de fotografia de moda, ministrado por Josiane Kroin, aluna do curso Técnico em Produção de Moda.
– 21h, palestra sobre política de territórios do governo federal e e o papel do Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná, por Marcos Gregolin, representante do Território Centro-Sul.
Dia 5
– 14h, workshop de bordado de pedraria – turma 1, ministrado pelas alunas do curso Técnico em Produção de Moda, Terezinha de Jesus Bueno e Neide Bochine.
– 19h, workshop de bordado de pedraria – turma 2.
– 19h, palestra “Agroecologia é vida e saúde”, pelo representante do Instituto Ecumênico Popular, Odilon Beilner.
– 19h e às 21h, minicurso “Programação para dispositivos móveis – parte 1”, com o professor Maurício Chicalski, de informática da UTFPR Curitiba.
–  19h, palestra “Experiências na moda: estudo de caso Vivere Top”, pela aluna Débora Muchau.
Dia 6
–  19h, palestra “Tecnologia alternativa para captação de energia solar”, por Renato Adão Kovalski, aluno do curso Técnico em Agroecologia.
– 19h e às 21h, minicurso “Programação para dispositivos móveis – parte 2”, com o professor Maurício, de informática da UTFPR Curitiba.
– 19h, workshop de patch apliquê, ministrado pelas alunas do curso Técnico em Produção de Moda Merielen Pirich e Jucélia Esteves.
– 19h, workshop de chinelo de tecido, ministrado pela aluna do curso Técnico em Produção de Moda Araci Komniski.
– 21h, palestra “Homeopatia na agroecologia”, pelo representante do Instituto Equipe, Manuel Lúcio.
– 21h, oficina sobre produção de tinta a partir de terra, ministrada por Laércio Ribas, da Emater de Teixeira Soares.
Irati Fashion Show e Mostra de Cursos
Nos dias 7 e 8 de outubro, será realizado no Centro de Eventos Italiano o 1º Irati Fashion Show – Mostra de Cursos do IFPR, feira e desfiles da coleção primavera/verão de 18 lojas locais. A promoção é do curso Técnico em Produção de Moda,  realização do IFPR Câmpus Irati e apoio da Associação Comercial de Irati – ACIAI.
A abertura oficial ocorrerá no dia 7, às 18h, seguida do desfile de modas. No dia 8, o espaço abrirá ao público às 15h e os desfiles ocorrerão a partir das 19h. O encerramento ocorrerá com o “Ecomoda”, como foi intitulado o desfile em que alunos do IFPR apresentarão roupas confeccionadas a partir de materiais reciclados. A entrada será franca para os dois dias do evento, que contará ainda com estandes das lojas participantes.

Informações adicionais:
Coordenação geral dos eventos – Julyana Biavatti, tel (42) 2104-0200 e (41) 8887-6761, e-mail julyana.biavatti@ifpr.edu.br