IFPR e município firma parceria para recuperação ambiental na Vila Matilde – Campus Irati

IFPR e município firma parceria para recuperação ambiental na Vila Matilde

A área de reserva legal do loteamento Vila Matilde, onde se localiza o  IFPR Campus Avançado de Irati, foi o tema principal da reunião, no dia 24 de agosto, entre o diretor geral do Campus, professor Celso Luiz Buiar, o prefeito Sergio Stoklos e o secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos. A proposta apresentada à administração do município foi a colaboração do curso técnico em Agroecologia na recuperação ambiental da reserva legal com replantio de espécies nativas.

Os detalhes do projeto foram definidos neste dia 1º pelo diretor do Campus, o secretário de Meio Ambiente, a diretora do Núcleo de Ensino do Campus, Sheila Cristiana de Freitas, a coordenadora do curso de Agroecologia, Silvana dos Santos Moreira, e a professora Ana Paula Cavalheiro de Andrade. “Além de recuperar uma área natural que se encontra degradada, a iniciativa visa proporcionar aos 29 alunos de Agroecologia a oportunidade de ter aula prática de sistemas agroflorestais pela disciplina de Silvicultura”, explica Silvana. Mudas de árvores nativas que forem necessárias e também ferramentas para o plantio foram disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

A parceria estabelecida entre IFPR e Prefeitura prevê ainda implantação de horta comunitária em área do Instituto. “Os estudantes estão motivados a trabalhar”, diz o diretor Celso Luiz Buiar, acrescentando que a horta atenderá a uma reivindicação da associação de moradores da Vila Matilde. Ele destacou a necessidade de envolver a comunidade local nas ações de recuperação e posterior conservação da área de preservação permanente.

“Também pode ser um espaço para as crianças colherem frutas”, apontou Silvana, propondo o plantio de mudas de árvores frutíferas intercaladas com nativas. Para o secretário Luiz Carlos Ramos, o trabalho em conjunto com a associação de moradores é de “fundamental importância” para o projeto. Durante a reunião ficou definido que o lançamento do projeto a ser desenvolvido na Vila Matilde, beneficiando a comunidade e os alunos, terá o lançamento no Dia da Árvore, 21 de setembro, no Campus do Instituto.

A programação incluirá palestras com a coordenadora do curso técnico em Agroecologia, Silvana dos Santos Moreira, e da secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rozenilda Romaniw Bárbara, e plantio simbólico de árvores. A solenidade deverá ter participação da direção, professores e alunos do IFPR, alunos de escolas municipais, associação de moradores da Vila Matilde, e autoridades locais.