IFPR organiza 1ª Semana Institucional de Inventário – Campus Irati

Notícias

IFPR organiza 1ª Semana Institucional de Inventário

Publicado em

Copiado!

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) irá coordenar, entre os dias 21 e 28 de agosto, a 1ª Semana Institucional de Inventário do IFPR. O evento ocorrerá na Reitoria e em todas as demais Unidades e irá mobilizar todos os técnicos e docentes do Instituto para auxiliar na verificação e contagem dos bens permanentes institucionais. O inventário é um procedimento administrativo obrigatório, previsto na Instrução Normativa nº 205/88 da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República, e sua realização é essencial visando a uma Gestão Pública de excelência, baseada em medidas que primam pela eficiência, eficácia e economicidade do patrimônio público.

Durante a semana, todos os servidores serão orientados a prestar informações aos membros da Comissão de Inventário em relação aos bens de sua Seção ou Departamento. As informações necessárias são: descrição detalhada do bem, marca, cor e material predominante, localização em que está sendo utilizado, número de série, estado de conservação e valor estimado.

Segundo o Coordenador de Almoxarifado e Controle Patrimonial do IFPR, Rodrigo Santa Ritta, “várias hipóteses foram estudadas sobre a maneira mais eficiente de realizarmos o inventário. Mas a única forma encontrada para concluirmos o procedimento dentro de um prazo razoável foi contando com o engajamento e a participação de todos os servidores do IFPR. Dessa forma, esperamos que a comunidade entenda a importância desse evento, pois é por meio do inventário que conseguimos averiguar e solucionar irregularidades administrativas e até mesmo eventuais desvios patrimoniais que não foram percebidos pelo gestor da Unidade. Trata-se, portanto, de um procedimento de interesse público, razão pela qual merece especial atenção por parte de todos, não só na qualidade de servidores públicos, mas também enquanto cidadãos responsáveis e conscientes que somos”.

O procedimento de inventário se dividirá em duas fases. A primeira fase, que contará com a participação de todos, começa e termina dentro da 1ª Semana Institucional de Inventário do IFPR e compreende a contagem física de todos os bens permanentes existentes na Reitoria e nas demais Unidades. A segunda fase compreenderá a confrontação do patrimônio físico com os registros patrimoniais, bem como a regularização das inconsistências e irregularidades. Nesta etapa haverá a participação somente dos integrantes das Comissões de Inventário.

Para mais informações, consulte o Manual do Inventário 2013.

Topo