III Seminário Interdisciplinar destaca a Brasilidade – Campus Irati

III Seminário Interdisciplinar destaca a Brasilidade

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, foi realizado o III Seminário Interdisciplinar do IFPR Campus Irati. O Seminário é um evento de Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorre desde 2013, cuja principal característica é a integração entre diversas áreas do conhecimento, por meio da leitura, discussão e apresentação de obras literárias, filosóficas, históricas, sociológicas e demais livros de cunho acadêmico.

Neste ano, a temática norteadora do evento foi a BRASILIDADE e, com o intuito de envolver alunos e servidores, foram constituídos Grupos de Trabalho (GTs), cada qual com uma obra específica. Conheça aqui todas as obras trabalhadas.

No dia 24, foi realizada a abertura oficial pelas professoras coordenadoras do evento, Carla Ramos e Maressa Macedo, e pelo Diretor Geral pro tempore do IFPR Campus Irati, professor Celio Tibes. Logo após, foi realizada uma palestra sobre “Brasilidade na História” pelos professores da Unicentro Ana Maria Rufino e Edson Santos. Ainda na parte da manhã, aconteceu o Cine Brasil, com a exibição de curtas-metragens. Na mesa redonda “Cotas Sociais e Raciais”, participaram a secretária de educação de Irati, Claudia Zanlorenzi, o Diretor de Ensino, professor Valter Estevam, o professor Joaquim Morais, e o assistente social Ornelis dos Santos. No período da tarde, foi realizada a apresentação dos Grupos de Trabalho dos seguintes livros: “O poder jovem”; “Brasil: nunca mais”; “As veias abertas da América Latina”; “O povo brasileiro”; “História das mulheres no Brasil”; “Tropeiros”; “Capitães de areia”; “As cores do Acari”; “Leão-de-chácara”; “Preconceito linguístico”; “Interculturalidade e estética”; “Geografia da fome”. Aconteceu, ainda, um café com comidas típicas da gastronomia brasileira.

No dia 25, a programação do evento contou com a mesa redonda “Brasil: o país dos impostos”, que contou com a participação do contador Paulo Sérgio Bonato, do técnico em contabilidade Mário Torres e da administradora Silvia Trevisan. Oficinas de vários temas foram realizadas: o professor Roger Mazur ministrou “A Voz do Brasil”; o professor Ricardo Penteado falou sobre “Música e Ditadura Militar”; a professora Maura de Paula Santos e a tradutora e intérprete de linguagem de sinais, Lana Gomes, realizaram a oficina “Tie Dye: tingimento de camisetas”. O professor João Luis Dremiski e o aluno João Henrique Valadão falaram sobre “Plantas mágicas que não podem faltar em nossas casas”.

Fechando a programação do evento, que contou ainda com apresentações culturais e exposições artísticas, foi realizada a mesa-redonda “Interdisciplinaridade no ENEM” pelos professores Hugo Jurca, Patricia Tiuman, Laynara Zontini e a pedagoga Ana Marochi.

“O III Seminário Interdisciplinar com o tema Brasilidade possibilitou resgatar a história e a cultura do nosso país, além de possibilitar aos estudantes e servidores conhecimentos sobre políticas públicas, carga tributária e educação. A integração entre as áreas de ensino foi o maior resultado desse projeto, que nasceu em 2013 no interior de uma sala de aula. Hoje o Seminário adquiriu proporções bem maiores, com palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas, abrindo as portas da instituição para a comunidade iratiense e tornando o Campus Irati um laboratório de experiências interdisciplinares. Agradeço, imensamente aos nossos alunos e aos servidores que transformaram a UTOPIA em PRÁXIS”, destaca a professora Carla Ramos.