Inscrições Abertas para o Curso de Libras Básico no IFPR Campus Irati – Campus Irati

Inscrições Abertas para o Curso de Libras Básico no IFPR Campus Irati

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Irati anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Qualificação Profissional em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico, vinculado ao Programa Mulheres Mil – Ciclo 02 do Governo Federal. As inscrições estão abertas de 29 de julho a 02 de agosto de 2024, com aula inaugural dia 20 de agosto.

Público-Alvo e Objetivo

Este curso é voltado para mulheres a partir de 16 anos, incluindo mulheres cisgênero, transgênero e travestis, que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social. O objetivo é capacitar essas mulheres, muitas vezes vítimas de violência ou moradoras de áreas com infraestrutura deficiente, proporcionando-lhes uma nova habilidade profissional e uma forma de comunicação acessível e inclusiva.

Detalhes do Curso

O curso terá duração de 4 meses, com aulas presenciais às terças e quartas-feiras (podendo sofrer alterações mediante necessidade da maioria), das 13h às 17h, no Campus Irati. As vagas são limitadas a 25 participantes, com um sistema de cotas que garante a inclusão de candidatas de diferentes perfis socioeconômicos e étnicos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria acadêmica do campus ou online através do formulário https://forms.gle/gLZiPi2vsBVKzVNQ6.
As candidatas devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e dados bancários. Caso menores de idade, a inscrição deve ser feita por um responsável legal.

Processo Seletivo

A seleção será feita por meio de entrevistas, realizadas entre 06 e 09 de agosto de 2024. Os resultados serão divulgados no dia 12 de agosto, com prazo para recursos até o dia 13. A matrícula dos aprovados ocorrerá nos dias 15, 16 e 19 de agosto.

Bolsa Formação

As participantes selecionadas receberão uma Bolsa Formação no valor de R$ 6,50 por hora/aula presencial cursada. É necessário que a estudante cumpra pelo menos 75% da carga horária total para garantir o benefício.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria acadêmica.

Não perca esta oportunidade de adquirir uma nova habilidade e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acessível!

Para mais informações acesse a página do processo seletivo.