Live realizada com direção-geral do campus destacou o contexto da suspensão das aulas – Campus Irati

COVID-19

No úlimo dia 17 de abril, a partir das 19h00, a diretora-geral do Campus Irati, professora Ana Cláudia Radis realizou uma live diretamente do instagram @ana.radis. A proposta do encontro foi conversar um pouco mais com a comunidade acadêmica e externa à Instituição, a respeito do período de suspensão das aulas, devido à pandemia da COVID-19, que exige isolamento social, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, e da Organização Mundial da Saúde.

Deste modo, a diretora fez uma breve apresentação sobre o contexto em que a sociedade passa, diante da pandemia mundial; sobre a necessidade de isolamento social, compreensão e prevenção de todos, neste delicado momento. Com respeito da volta às aulas, a Comissão institucional que é responsável pelo tema irá divulgar as novas informações a respeito do período de suspensão das atividades, que estão suspensas, por ora, até dia 30 de abril.

Em relação a realização de aulas online, o IFPR também entende a inviabilidade desta proposta, por várias questões, dentre elas, a falta de parte dos estudantes de terem  acesso à internet, assim como a questão da preocupação com a qualidade das atividades acadêmicas, de acordo com o calendário letivo.

A direção também destacou, em relação a reposição da volta às aulas, que este tema passará por comissões de servidores do Campus Irati para verificar a disponibilidade da realização de aulas aos sábados, talvez, assim como outras alternativas pertinentes, de forma a não prejudicar a realização das aulas, e cumprimento das atividades conforme previsto.

Sobre a questão da cobrança de mensalidade das vans aos alunos que utilizam o serviço para ir e voltar do campus, a Instituição vem dialogando com os responsáveis pelo transporte em relação a possibilidades de acordo a respeito da mensalidade cobrada às famílias, neste período de isolamento social.

Em relação às ações que estão sendo realizadas no campus, neste período, foram destacadas: as propostas de cursos de ensino/extensão a serem realizados de forma remota; produção e doação de materiais de proteção e prevenção individual às redes de hospitais, prefeitura de Irati,  entre outros; assim como realização de propostas e atividades feitas pela seção pedagógica do campus, de modo a manter o contato com a comunidade acadêmica, e além.

Sobre as atividades da Instituição, os servidores estão trabalhando no formato home office, ou seja, de maneira remota, realizando reuniões, encontros, e dando continuidade aos serviços com a utilização da internet e grupos de encontro, como o setor administrativo do campus, por exemplo. Os servidores terceirizados também foram liberados de suas atividades, neste período, com exceção dos seguranças do campus.

Sobre informativos e processos em andamento, a direção ressaltou a divulgação de notícias a respeito do PACE, assim como do  PRASE – Programa de auxílio a situações emergenciais, e da realização do ENEM  para este ano de 2020, que provavelmente será adiado.

O canal de contato dos públicos com a direção é o FALE COM A DIREÇÃO!

Nas páginas da REITORIA  e do CAMPUS IRATI  é possível acompanhar as informações relativas à pandemia da COVID-19. Campus Irati conta com a participação de todos, reforçando a necessidade de mantermos o isolamento social durante a pandemia, agradecendo a atenção, e conclamando que permaneçam em casa, de acordo com as orientações da OMS.