Mostra do Curso de Agroecologia é realizada na comunidade de Gonçalves Junior – Campus Irati

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Mostra do Curso de Agroecologia é realizada na comunidade de Gonçalves Junior

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No dia 01 de setembro, foi realizada na Escola Municipal de Colonizadores de Gonçalves Junior, no município de Irati, uma Mostra do Curso de Agroecologia para filhos de agricultores e agricultores da região. Alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia desenvolveram várias atividades, como apresentação de oficinas, maquetes, materiais e equipamentos, que foram levados para explicar como é realizada a formação de um técnico em agroecologia.

A Mostra buscou ainda oferecer aos agricultores alternativas em relação aos insumos ecológicos e a produção de alimentos sem agrotóxicos e sem transgênicos. O coordenador do curso de Agroecologia, João Dremiski, explica que várias atividades foram apresentadas. “Uma das maquetes demonstra a abordagem sistêmica da propriedade e da comunidade. Tivemos também uma experiência em que os alunos apresentaram uma demonstração de como funciona o tratamento de esgoto por zona de raízes. Foi ainda exposto um sistema de produção de alimentos em mandala, uma alternativa para melhorar o aproveitamento do espaço da agua e do solo nas propriedades”, diz. O professor acrescenta que em outra oficina, foi apresentado um método de saúde popular chamado de bioenergia, em que se utilizam plantas medicinais e outras terapias complementares para a questão da saúde. “Apresentamos ainda um aplicativo desenvolvido em parceria com o curso de Informática, para organizar o programa de compras coletivas do departamento de economia solidária do município de Irati. Também tivemos oficinas em que foram demonstradas técnicas de manejo dos solos e apresentados equipamentos para confecção de mapas e cartografias das propriedades”.

Dremiski conta que eventos como este são importantes para que os alunos do curso de agroecologia possam estar mais próximos da realidade dos agricultores e oferecer respostas concretas.  “Desta maneira, estes alunos conhecem a vivencia de uma comunidade rural e de uma escola, pois ajudamos a escola a pensar e repensar a sua proposta pedagógica através da elaboração de conteúdos para serem ministrados nas disciplinas de português, matemática, historia e geografia”, finaliza.

 

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