Observatório das Artes do IFPR está de cara nova – Campus Irati

ARTE E CULTURA

Observatório das Artes do IFPR está de cara nova

Publicado em

Copiado!

A página do Observatório das Artes do IFPR, que reúne informações dos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos nos campi, passou por reformulações.

Além das alterações na parte visual, em adaptação ao novo layout da página do IFPR, o Observatório das Artes apresenta novas informações — dentre elas a atualização dos projetos de pesquisa e extensão cadastrados.

O Observatório é uma ferramenta com atualização anual, procurando ampliar os itens de sua composição para utilização em âmbito institucional. O objetivo é proporcionar a participação dos representantes dos NACs, professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura e inserir novas informações a serem compartilhadas, demonstrando a produção artística e institucional do IFPR.

“O Observatório iniciou como o projeto de pesquisa “Arte e Cultura no IFPR: uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica”. Nele, realizei um diagnóstico da realidade artística e cultural no âmbito institucional, além de um mapeamento cultural, com a coleta de dados dos projetos de pesquisa e extensão realizados entre os anos de 2010 e 2018. Em 2018 foi realizado o lançamento oficial do Observatório das Artes junto à comunidade acadêmica, e mesmo o projeto tendo terminado houve interesse da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura em dar continuidade a ele como ferramenta institucional, com o intuito de viabilizar pesquisas, divulgação, informações e indicadores sobre as ações ligadas à arte e à cultura no IFPR”, explica a professora Luciana Milcarek, coordenadora do projeto.

A partir de agora, as atualizações do Observatório serão feitas anualmente, por meio das informações do relatório anual dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC). Os interessados em enviar informações para inserção no site poderão fazê-lo pelo e-mail observatoriodasartes@ifpr.edu.br. Projetos anteriores a 2018 podem ser informados, desde que estejam cadastrados no Cope.

Novas funcionalidades

A página do Observatório das Artes foi atualizada para se adaptar ao novo template do site institucional do IFPR. Isso significa que agora ele é responsivo, ou seja, se adapta à dimensão de tela de diferentes dispositivos.

Também foram implementadas outras melhorias, tais como navegação com a implementação de um novo menu, acessível de qualquer ponto do Observatório; nova disposição das informações, melhorando o aproveitamento da tela; design visual mais atraente com o uso de cores e imagens; e implementação de ferramenta de mapa do google, com as informações de cada campi do IFPR.

“O Observatório ganhou novas seções: Projetos de Ensino, Bibliotecas e Galeria de Fotos. A partir de agora, as informações serão atualizadas com base no Relatório dos NACs, que é produzido pela Diretoria e Extensão, Arte e Cultura”, explica o programador visual Pedro Paulo Boaventura Grein, colaborador do projeto.

Nos campi, Núcleos de Arte e Cultura engajam a comunidade acadêmica

Ligados à Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), os Núcleos de Arte e Cultura (NAC) do IFPR têm o objetivo de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPR.

São os NAC que coordenam e colocam em prática as Políticas de Cultura do IFPR nos campi, onde os projetos se organizam em grupos artísticos e atividades artísticas e culturais, como a realização de oficinas, festivais, mostras e exposições, que promovem as mais diferentes expressões artísticas, como o teatro, a dança, música, artes plásticas, fotografia e o cinema.

As ações realizadas em cada campus conferem grande diversidade à produção artística e cultural no IFPR, que pode ser percebida nos eventos locais ou então nas ocasiões em que esses diferentes atores se encontram em eventos institucionais.

No Campus Avançado Barracão, o NAC é o responsável por dois eventos que envolvem toda a comunidade acadêmica do campus: o Show de Talentos e o Festival de Cinema, coordenados pelo professor Valdenir Iotti.

O Festival de Cinema tem o intuito de divulgar curtas-metragens produzidas pelos estudantes. Os melhores trabalhos são premiados nas categorias de melhor ator, atriz, roteiro, figurino e curta-metragem. O Show de Talentos é um espaço para desenvolvimento da arte e da cultura na comunidade, incentivando diferentes manifestações artísticas, produzidas por estudantes e servidores. As ações são anuais, abertas à comunidade, e contam com a participação de docentes e servidores.

Em Jaguariaíva, arte e cultura se somam em ações de cunho educativo. Em agosto, a apresentação da peça teatral Sorriso Infantil levou informações sobre saúde bucal a crianças das escolas municipais de Jaguariaíva e da região. A peça foi produzida em um esforço conjunto do NAC e de integrantes do projeto de extensão União Cultural, do campus. Em julho, adolescentes atendidos pelos Centros de Serviço, Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de oficinas de origami e contação de histórias, também oferecidos pelo NAC do Campus em parceria com o projeto União Cultural.

A oferta de oficinas e atividades de formação também estão no rol de ações promovidas pelos NAC nos campi. Em Irati, o projeto “Olhar Fotográfico: princípios técnicos e artísticos da fotografia”, ministrado pela professora Maressa Macedo, busca promover o enriquecimento curricular na área de fotografia para alunos e servidores do campus e da comunidade externa. Além das ações de formação da equipe de estudantes que compõem o projeto, são oferecidas mensalmente oficinas para a comunidade acadêmica e externa do campus.

A relação de projetos de arte e cultura desenvolvidos em todos os campi do IFPR pode ser consultada na página do Observatório das Artes.

Em Curitiba, festival celebra ações de Arte e Cultura

Na semana dos dias 7 e 8 de outubro, o Núcleo de Artes e Cultura do Campus Curitiba realizou o Artif, Festival de Arte e Cultura. O evento tem como objetivo promover e compartilhar ações artísticas e culturais desenvolvidas no campus e também estimular os estudantes dos cursos técnicos e superiores a realizarem essas ações. A programação estava recheada de oficinas, minicursos, mostras de fotografias e materiais audiovisuais, performances artísticas e até atividade de escalada indoor, promovida pelo Projeto Climbif.

Topo