Participe da iniciativa sobre recursos didáticos e pedagógicos para educação integral e inclusiva. – Campus Irati

Projetos

A partir de 13 de setembro, terá início o projeto CONSTRUINDO CAMINHOS A PARTIR DE RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INCLUSIVA.

O projeto objetiva estimular a discussão de ações de educação inclusiva para todos os estudantes (ensino médio e superior), e/ou aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, a partir de um ciclo de formação continuada que abordará os tensionamentos existentes nas políticas de Educação Especial ocorridas no contexto histórico, político, social e educativo.

Segundo Nadja Regina Sousa Magalhães, docente de Educação Especial do Campus Irati e coordenadora da iniciativa, “o acesso à educação inclusiva é um direito humano garantido constitucionalmente a todos os cidadãos. Na prática é preciso criar condições que garantam a efetivação da acessibilidade e permanência dos estudantes a uma educação de qualidade, através de recursos e estratégias inclusivas a serem utilizadas no ambiente escolar do Instituto Federal do Paraná, mais precisamente no campus de Irati”.

O projeto é aberto a todos os estudantes do Ensino Médio e Superior e o ciclo de formação continuada ocorrerá em encontros quinzenais de 2 horas, com início 01 de setembro para preparação de seleção e inscrição. Interessados na iniciativa poderão se inscrever no dia 13 de setembro, diretamente com a coordenação.

No dia 13 de setembro de 2022, será realizado o I encontro, com expectativa de encerramento dia 30 de novembro de 2022 para as atividades práticas.

Serão disponibilizadas duas turmas às terças e quartas. O estudante participará no contraturno de suas atividades escolares.