Professores podem fazer inscrição em programa do MEC que permite o complemento da formação – Campus Irati

O Ministério da Educação, visando à valorização dos professores e o cumprimento da Meta 15 do Plano Nacional de Educação para o alcance de uma Educação de qualidade, disponibiliza a Rede Universidade do Professor.

A Rede trata-se de um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Os docentes podem realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire até 05 de maio, no curso adequado à sua formação, optando pela modalidade que desejam cursar. A pré-inscrição é importante para o planejamento dos cursos e vagas.

Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam. Para tanto, poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior; b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; e c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos, gratuitos, serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de Ensino Superior.

Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básicapresencial (Parfor) – cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino – e do Sistema UAB.

Confira aqui uma tabela com os cursos/modalidades que serão ofertados no âmbito da Rede Universidade do Professor. Em caso de dúvidas, deve-se ligar para 0800 616161, opção 7, ou entrar em contato através do linkhttps://www.capes.gov.br/faleconosco.

Fonte: Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes)