Professores podem se inscrever para capacitação na Finlândia até 25 de janeiro – Campus Irati

Professores podem se inscrever para capacitação na Finlândia até 25 de janeiro

Está aberta, até 25 de janeiro de 2016, a seleção para o programa Professores para o Futuro III, que enviará profissionais das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas. Regulamentada pela Chamada Pública nº 26/2015, a ação resulta de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2014, a professora Maristella Gabardo, do Campus Curitiba, e o professor Christiano Pitta, do Campus Palmas, representaram o IFPR no programa; neste ano, foi a vez do professor Alexandre Zaslavsky, do Campus Foz do Iguaçu. Na matéria Uma nova escola possível, Maristella e Christiano mostram como estão aplicando no Instituto o que aprenderam nos seus quatro meses em instituições finlandesas. Já em Da Finlândia, professor do IFPR relata experiência no Programa Professores para o Futuro, Alexandre contou detalhes da sua rotina no país nórdico.

Para a edição de 2016, o profissional deve submeter proposta de trabalho, a ser executada no Brasil, sobre ensino profissional e tecnológico. Podem participar os docentes que tenham, no mínimo, um ano de efetivo exercício nas instituições que integram a Rede Federal e não tenham participado de programa de capacitação no exterior, similar ao da chamada pública, fomentado pela Setec nos últimos três anos.

Os selecionados passarão por uma capacitação de três meses nas universidades Häme University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk). Após o período, os professores retornarão ao Brasil para a execução dos projetos nas instituições de origem, por até cinco meses. Saiba mais no portal do MEC e na chamada pública.