Projeto de extensão do Campus Irati oferta curso de inglês para crianças da Vila Matilde – Campus Irati

Projeto de Extensão

No dia 21 de agosto, iniciaram as aulas do Projeto de Extensão “IFPR English Steps: crianças da Vila Matilde aprendendo a Língua Inglesa”. O projeto é coordenado pela professora Simara Cristiane Braatz, sendo o professor Roger Mazur o vice-coordenador.

A professora explica que o projeto propõe a aprendizagem da língua inglesa por crianças do bairro-sede do IFPR Campus Irati, sendo ofertado um curso de inglês gratuito para crianças do Ensino Fundamental, que moram na Vila Matilde, sendo ministrado por alunos bolsistas dos cursos de Ensino Médio Integrados a Cursos Técnicos do Câmpus. O curso propõe também a elaboração de material didático pelos bolsistas, permitindo sua participação no processo e inserindo-os na produção de pesquisa científica. “Busca-se, assim, uma mudança de foco na prática pedagógica: tradicionalmente centrada no professor, detentor do método e do saber para, a partir do projeto, centrada no aluno, seus interesses e motivações, em uma perspectiva de co-participação e integração de conhecimentos. Por fim, objetiva-se, por meio deste projeto de extensão, proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental que residem próximo ao IFPR, o contato e aprendizado da Língua Inglesa de forma lúdica e significativa, considerando a relevância da aprendizagem de uma língua estrangeira para a formação do aluno, desde as séries iniciais” destaca Simara.

Ela ainda acredita que este projeto está em consonância com uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ao se considerar o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica. “O projeto vem se mostrando de grande impacto e transformação por possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental do bairro uma experiência diferenciada com a língua estrangeira, assim como aproximar cada vez mais a comunidade externa ao Instituto, buscando fortalecer seu sentimento de “pertencimento” à instituição. Além disso, os nossos alunos bolsistas do IFPR estão passando por uma rica experiência linguístico-cultural e sócio-política, bem como aprendendo a realizar a pesquisa e a extensão”, diz.

Esse projeto foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão do IFPR, com financiamento IFPR/ Fundação Araucária.