Projeto de produção de máscaras de proteção finaliza com mais uma entrega à Secretaria Municipal de Saúde – Campus Irati

COVID-19

Projeto de produção de máscaras de proteção finaliza com mais uma entrega à Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em

Copiado!

No último dia 09 de julho foi realizada mais entrega de máscaras de proteção facial à Secretaria de Saúde de Irati. No total foram 880 máscaras. O projeto intitulado: "Confecção de Máscaras protetoras contra a Covid-19: Parceria entre IFPR – Campus Irati e a Prefeitura Municipal", coordenado pela professora Viviane Martini vem realizando doações de equipamentos de proteção individual, como máscaras protetivas e álcool em gel.

Até o momento foram produzidos um total de 2154 confeccionadas sendo 1654 manufaturadas voluntariamente.

O presente projeto teve o objetivo a manufatura de máscaras protetoras a fim de suprir de forma emergencial a falta no mercado local, dada a necessidade protetiva à Covid-19. A confecção foi realizada em TNT, sendo o primeiro e segundo lote realizados em modelo de tecido duplo e com três pregas e um terceiro lote foi produzido em TNT triplo e com pregas duplas. Após a manufatura das máscaras elas foram embaladas em papel kraft, esterilizadas e doadas em maior montante a Secretaria Municipal de Saúde a fim de dar destino devido aos profissionais da saúde e a população em geral, principalmente a população que representa o grupo de risco. Entretanto, parte ainda das máscaras confeccionadas foram doadas aos Bombeiros, ao Unidade do Hospital Erasto Gaertner de Irati, a comunidade local e aos funcionários terceirizados do IFPR campus.

 O projeto envolveu: a) Estabelecimento de uma parceria entre IFPR-Campus Irati e Prefeitura Municipal de Irati; b) Compra dos materiais necessários para manufatura das máscaras; c) Distribuição dos materiais as costureiras para manufatura; d) Acondicionamento e Esterilização e e) Doação/Distribuição.

A partir do compromisso do Instituto Federal do Paraná- Campus Irati em se constituir como espaço de democratização, acreditamos que o presente projeto estabeleceu uma ação emergencial de auxílio direto a comunidade circundante. A pandemia vivenciada trouxe a tona a responsabilidade de nossa instituição no envolvimento as causas mais urgentes em nossa sociedade, como a confecção e doação das máscaras protetoras. As principais pessoas beneficiadas pela doação das máscaras foram as pessoas mais vulneráveis neste momento, como: os profissionais de saúde, expostas rotineiramente ao contato diário com o vírus, idosos e população do grupo de risco.

O proposta também possibilitou um forte vínculo entre o IFPR-Campus Irati e Secretária Municipal de Saúde do Município, sendo este o nosso principal veículo de distribuição e destino final adequado às máscaras confeccionadas. Além disso, o presente projeto oportunizou a maior visibilidade do IFPR e do curso de Licenciatura em Química com município, bem como o desempenho de seu papel dentro da sua missão institucional.

O campus agradece às  costureiras do município que se ligaram inicialmente ao projeto. As costureiras voluntárias que se inseriram na proposta ao longo de sua execução: Inês Galicioli, Zelita Casagrande Martini, Silvana Moreira, Rosa Pedroso, Marilúcia Resende, Nina Suemi Ike, Araci Komniski, Emilia Jarski, Rosa Franqueto, Eroni Rigone (Nena), Cleoni Bonfim, Roseli Solski e Ariane Patrzyk. A técnica de laboratório Viviane Matoso de Oliveira. A Secretária Municipal de Saúde de Irati pela distribuição das máscaras. Ao curso de Licenciatura em Química do IFPR-Campus Irati e equipe executora da proposta (professores Jorge Delezuk e Giselle Calaça). A infraestrutura de laboratório do IFPR-Campus Irati.

Entrega de máscaras à Secretaria de Saúde de Irati, no dia 09 de julho.

Topo