Projetos do Campus Irati ficam entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes – Campus Irati

REDE FEDERAL

O IFPR Campus Irati, representado por dois projetos do curso superior de Licenciatura em Química, conquistou dois posicionamentos relevantes nos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e do Programa Residência Pedagógica (RP), posicionando-se em sétimo e segundo lugar da classificação geral, respectivamente. Os projetos selecionados pelos programas, que têm o objetivo de qualificar a formação de professores da Educação Básica, concorreram com 600 projetos, aproximadamente,

Os resultados foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última sexta-feira, dia 22 de maio de 2020.

Campus Irati participou, portanto, dos dois editais: na Residência Pedagógica, pela coordenação dos professores de Química, Jorge Delezuk e Viviane Martini, e da pedagoga Juliana Viecheneski. No PIBID, sob a coordenação das professoras Viviane Martini, e da professora de História da Institutição, Carla Ramos.

Os projetos têm os títulos dos subprojetos: Residência Pedagógica “Clubes de Ciências nas escolas da educação básica“, e PIBID:  “Ciência em rede: formação e intervenção coletiva em contexto escolar”.

O Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Já oPrograma de Residência Pedagógica tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Ambos os programas concedem bolsas a alunos de licenciatura, no valor de R$ 400,00; e docentes participantes dos projetos, que são desenvolvidos por instituições de educação superior (IES), como o IFPR, em parceria com as redes de ensino.