Projetos proporcionam aprendizado além da sala de aula para alunos do Curso TADS – Campus Irati

Pibex

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPR Campus Irati tem a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica com o apoio de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

O PIBIC tem por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais nos alunos mediante participação em atividade de pesquisa orientada por pesquisador qualificado. Já o PIBEX visa apoiar o desenvolvimento de projetos que dialoguem e contribuam com a sociedade, além de envolverem estudantes em demandas reais da comunidade externa ao IFPR.

Projeto PIBEX

O professor Diego Dutra Zontini começará a desenvolver no mês que vem o projeto de extensão “Matemática comercial e empreendedorismo: contribuições para o desenvolvimento social”, com previsão de duração de um ano. O aluno Lucas Vinicius Gemieski, do 2º ano, será bolsista. O objetivo é levar conhecimento de matemática comercial e empreendedorismo para pequenos empreendedores e profissionais autônomos que atuam no entorno do campus, ajudando a planejar a longo prazo e aumentando a probabilidade de sucesso do empreendimento.

Projetos PIBIC

Os professores Tiago Gerke e Valter Estevam Júnior irão desenvolver durante o ano o projeto “Aplicação de redes neurais artificiais em imagens espectrais para estimativa de produtividade do trigo”. Mateus Gerigk, aluno do 1º período do curso, e Geovani da Cruz Cardoso, do 2º ano, serão bolsistas do projeto, em que será aplicada técnica de mineração de dados em dados extraídos a partir de imagens coletadas por meio de um drone, sendo que o objetivo principal é a estimativa de produtividade do trigo. “O projeto é importante, pois vai além da computação, abrangendo uma outra área do conhecimento que é a Agricultura, buscando auxiliar os produtores de trigo no controle de suas lavouras a partir da identificação da estimativa de produtividade antes mesmo de realizar a colheira desse cereal”, explica Gerke.

Já o projeto “Elaboração de TICs para utilização na Educação Superior”, dos professores Silvana Lazzarotto Schmitt e Silvio Antonio Rodrigues Martins Júnior, tem como finalidade a produção de programa educacional a partir da utilização da tecnologia de informação e comunicação para a área da educação. “Tendo em vista que o uso das tecnologias permeia todas as áreas de conhecimento, é pertinente que os acadêmicos aproximem-se também dos conhecimentos das Ciências Humanas e possam pensar o uso da tecnologia em sua trajetória acadêmica, também nas disciplinas que não fazem parte da área específica” explica Schmitt. O projeto inicia neste mês e será desenvolvido até março de 2018, tendo Wesley Vinicius Fernandes, do 5º período, como aluno bolsista.

De março a dezembro de 2016, Wesley foi bolsista no projeto de pesquisa “O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: compreensões sobre a concepção do curso no IFPR Campus Irati”. O projeto foi coordenado pelos professores Diego Zontini e Laynara dos Reis Santos Zontini. “Buscamos compreender como se deu a concepção do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR Campus Irati, produzindo resultados que fortalecem a historicidade e a identidade do curso no campus”, destaca Laynara. Ela ressalta que o trabalho foi organizado em artigo científico que será publicado em breve, sendo que todos os dados da pesquisa foram disponibilizados para a Coordenação do Curso. Wesley apresentou o projeto em eventos como o II Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Irati – SIPEX e o V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do IFPR.

“A participação de estudantes em projetos como esses reafirma o processo educativo, cultural e científico que articula e une ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”, finaliza o Coordenador do Curso, professor Silvio Antonio Rodrigues Martins Júnior.